Turma 2025
Possui graduação em Pós-Graduação Preparação Corporal Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna(2012). Atualmente é Ator da Seriella Productions. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
Arte Educadora. Professora de Artes Cênicas da Rede Municipal de Ensino do RJ, atua como regente nas Oficinas de Teatro e Arte Literária oferecidas no Núcleo de Arte Leblon, Unidade de Extensão da SME/RJ, onde também exerceu a função de Gestora por mais de 10 anos. Além das aulas ministradas na escola NAU - Núcleo de Artes da URCA e em oficinas livres, também fez parte do quadro de professores da UERJ/FEBF de Duque de Caxias. Formou-se em Licenciatura Plena em Artes Cênicas pela UNI-RIO Universidade do Rio de Janeiro, onde fez também sua Pós-graduação em Formação de Docentes Universitários e cursos de extensão como Jogos Dramáticos no Meio Escolar. Na AVM Faculdade Integrada especializou-se em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Participou como Atriz em diversos espetáculos por todo o Brasil e com o grupo Hombu, como Atriz e Arte Educadora, esteve em diversos trabalhos, todos dedicados à infância e juventude.
GABRIELA DUARTE DE SOUZA SILVA
Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal Fluminense, pós-graduada em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro - Faculdade Dom Alberto, cursando pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica - IFF. Professora de Arte do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II em escolas da Prefeitura de São Fidélis. Tutora do curso de Pedagogia, CEDERJ - Polo São Fidélis, nas disciplinas: Teatro e Educação; Música e Educação; Artes Visuais e Educação. Ex-coordenadora do Grupo de Estudos em Teatro e Movimento na Educação, realizado pelo Polo Regional Arte na Escola UENF. Professora de Teatro na Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente
Georgia Tonus é bailarina, professora de dança, preparadora corporal e diretora de movimento. Formada pela Faculdade de Dança Angel Vianna, faz parte do corpo docente no Nu Espaço, escola de formação para atores, e trabalha como bailarina e professora de dança há mais de dez anos. Sua pesquisa se desenvolve na junção entre a música (sua primeira formação), o ritmo e o movimento. Criadora da aula "corpo em ritmo", oferece várias residências e workshops explorando essa temática. Entre 2012 e 2015 dança na companhia afro-contemporânea Cia Corpus Entre Mundos com a qual se apresenta no Festival Tangolomango, no festival Back2Black, e na estreia do filme I love kuduro no Festival do filme do Rio. Desde 2018, desenvolve criações de espetáculos e performances no Brasil e em Portugal com sua companhia de artes cênicas, a Cia Motirô. Trabalhou com coreógrafos renomados como Lavínia Bizzotto, Kelly Siqueira, Leo Senna, Beth Martins, Intrépida Trupe, Mário Nascimento, Renata Versiani, Ana Teixeira, Márcia Rubin, Flavia Tapias, entre outros.
Possui graduação em LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS pelo Centro Universitário ETEP (2022) e graduação em Teatro pela Faculdade CAL de Artes Cênicas (2022). Atualmente é professor de arte no Instituto Nossa Senhora das Dores e professor de teatro na ONG Nação Brasileira de Rua (NBR) e ONG Associação Meninas e Mulheres do Morro (AMMM). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Atuação, Direção Teatral e Produção Cultural.
Possui graduação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2024) e é bacharel em Artes Cênicas pela mesma instituição (2016). Atualmente é professor de artes cenicas da Prefeitura Municipal de Macaé. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral.
Laura Becker é atriz, palhaça, musicista e educadora, formada pelo Bacharelado em Artes Cênicas (2012) e na Licenciatura em Teatro (2017), pela UNIRIO, e no curso profissionalizante na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena (2008). Durante a primeira graduação foi bolsista de Iniciação Científica da prof Tatiana Motta Lima, em seguida, já cursando a Licenciatura, fez parte do Programa Enfermaria do Riso, coordenado pela prof Ana Achcar, e do projeto Hospital como Universo Cênico, coordenado pela prof Lucia Helena (Gyata). Integrou o grupo Roda de Palhaço ao longo de quatro anos, com o qual atuava como palhaça em dois hospitais federais no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como atriz em 2005, com o espetáculo Raul Fora da Lei, com Roberto Bomtempo. Já participou de mais de vinte espetáculos, como "A historia de Kafka e a Boneca Viajante", direção Isaac Bernat (premiada Melhor Atuação Cênica CBTIJ 2025); "Lili, uma historia de circo", direção Isaac Bernat, espetáculo premiado como Melhor Direção no Zilka Salaberry e indicada Melhor atriz coadjuvante no Premio CBTIJ 2014); "Bisa Bia Bisa Bel", direção Joana Lebreiro, premiado Melhor espetáculo 2014; "Kalu e a Lua", direção Helena Marques e Matheus Lima, com o grupo Corre Cutia, premiado Melhor Direção Musical no CBTIJ 2018; entre outros.É percussionista integrante do Bloco do Sargento Pimenta desde sua fundação, em 2010, completando 15 anos de atuação em diversas cidades do Brasil e também no exterior. Foi professora de percussão do bloco durante oito anos, na Fundição Progresso. Fez parte do Bloco do Passo, dirigido por Lucas Ciavatta. Formada no método Movimento Orgânico, criado e desenvolvido por Jorge Itapuã. É professora de teatro, musica e movimento orgânico. Desenvolveu a oficina O Corpo Brinca, onde converge sua experiencia como atriz, palhaça e musicista, apresentando o jogo do palhaço para pessoas que não tem necessariamente relação com o Teatro ou as Artes cênicas. Ministrou a oficina em diversos espaços, como hospitais, escolas, empresas, no Brasil, nos Estados Unidos e em Moçambique.
Luisa Moraes é atriz, licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atua como arte-educadora e professora de teatro, com ênfase na primeira infância. É cofundadora da escola de Teatro Musical Entrelaços e professora de teatro na Creche Escola Tathilândia. Possui experiência em ensino de teatro infantil, turismo pedagógico e atividades artísticas para e com bebês. Sua pesquisa acadêmica e prática se concentram no teatro com a primeira infância, explorando o bebê e as crianças como sujeitos ativos na experiência teatral.
MAITÊ BRITO HAICAL JACOB LEMOS
Licenciada em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde atuou como bolsista de Iniciação Artística no projeto de Ator e Cinema: o "Banquete translúdico: um simpósio cênico", e atriz formada pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Atualmente trabalha como professora de teatro no projeto Cidade Unida, uma iniciativa do Festu Rio acompanhada pelo Desafio nas Escolas da TV cultura que, em parceria com a Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, visa democratizar o acesso ao ensino de teatro para jovens periféricos. Áreas de atuação: Pesquisa em Artes cênicas, Pedagogia Teatral, Teatro na Escola.
Atriz formada pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2022), realizou intercâmbio artístico na University of Michigan, através do Projeto de Extensão Teatro Renascer. Atua como professora de teatro na Escola Canadense Maple Bear. Pós-graduada em Arteterapia pelo Instituto UniVírtua. Atua como arteterapeuta na ativaTO e na Aprendendo a Brincar na Mesma Roda. Como palestrante, tem participações em encontros e oficinas, pesquisando a integralidade no ensino do Teatro, e seu diálogo com as demais linguagens artísticas.
MÁRCIA DE FÁTIMA ANTÃO DA SILVA
Márcia Antão ( Nome Artístico ). Possui especialização em Artes Cênicas na Universidade Estácio de Sá (2018) e Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas na UNI-RIO (1995). Experiência como professora de Teatro (Artes Cênicas) na Educação Básica da rede particular de ensino como celetista e na rede pública como contratada. Tem experiência na área artística no grupo Teatral Condensados e outras cias teatrais.
Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2023) e formação em Teatro Musical pelo Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (2023). Além atuar como atriz e bailarina em espetáuclos diversos, trabalha como Educadora Social no Instituto Bola pra Frente, onde aplica aulas de teatro para crianças de 6 a 11 anos. Já atuou na equipe educativa de instituições como a Casa França-Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Coordenadoria de Exposições da UERJ. Além disso, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência e na Residência Pedagógica, ambos da CAPES, onde pode pesquisar e vivenciar o ensino das artes para públicos de diversas idades e perfis.
MARCUS VINICIUS DA ROCHA CASEMIRO DE ABREU
Possui graduação em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1998). Tem experiência na área de Artes.
Possui graduação em Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Celso Lisboa(2022). Atualmente é Professora de Teatro da Escola integral Solar Meninos de Luz. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
Especialista em Arte-Educação pela Faculdade Dom Alberto (2021), atriz e professora licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Com ênfase na representatividade negra nas produções artísticas brasileiras.
Vitor Martinez é ator, caracterizador e profesor. Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Bacharelado em interpretação, Artes Cênicas. Natural de Sorocaba/SP, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar teatro, onde consolidou sua carreira no universo cênico e da maquiagem. Ao longo de sua trajetória, atuou em diversas produções teatrais, exercendo funções de autor, diretor, ator, palhaço e maquiador/ caracterizador, destacando-se pelo seu comprometimento e versatilidade. Participou de produções de grande repercussão abrangendo a caracterização, como: "Mozart e Salieri", Ópera sob a direção de Daniel Herz - 2016 e a Ópera "Fausto" de Charles Gounod -2019, ambas apresentadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. "Fulaninha e Dona Coisa", com Nathalia Dill e Vilma Melo e Rafael Canedo, direção Daniel Herz - 2017; "Interior" da Cia. dos Bondrés, direção de Fabianna de Mello - 2019; "A Verdade", estrelada por Diogo Villela no Teatro Maison de France, onde colaborou na caracterização ao lado de Mona Magalhães - 2019; "Os impostores ", direção de Rodrigo Portela - 2019; Musical "Rapsódia, Um Novo Musical" - 2018 , "Auto.da paixão de Cristo dos Arcos da Lapa - 2015 à 2025; . e produções infantis como "Bituca, Milton Nascimento para crianças "e "Tropicalinha, Caetano e Gil para Crianças", esse último foi indicado ao prêmio CBTIJ 2018 de Teatro para Crianças na categoria de melhor visagismo.; abertura do Prêmio Multishow de música -2019. Seu talento foi reconhecido por importantes premiações: vencedor do Prêmio Avon de Maquiagem na categoria Artes Performáticas- 2018, semifinalista do mesmo prêmio em 2014, 2015 e 2017, e finalista em 2016. Em 2015, destacou-se também ao conquistar o prêmio popular e o segundo lugar na competição de maquiagem da feira Hair Beauty - RJ.E foi agraciado com prêmios por suas performances como escritor, diretor, ator e iluminador no Festival estudantil Sesi Sorocaba/SP - 2007. Autor e diretor no Festival da Polícia Militar Sorocaba/SP - 2010 e como ator com o prêmio Cena Play por sua performance em Meu Nome é Ernesto - 2017.Atuação como docente na área de caracterização e maquiagem cênica: UNIRIO Teatro Musicado, " O Mambembe" - 2016 e. "O primo da Califórnia" - 2018, com direção de Rubens Lima Junior. Monitoria para a disciplina de Caracterização I, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, professora responsável Monica Ferreira Magalhães -2013/2014. Oficina de. Teatro Musical da Cesgranrio: "Otelo da Mangueira " - 2017; " O Burguês Fidalgo" - 2018 e "Calabar" - 2019, todas com direção de Gustavo Gasparani. Aulas de caracterização na Escola ETTAM (Escola de Teatro Tania de Moraes - 2016. Oficinas de maquiagem para o circo na residência artística do Edital Firjan Sesi Jacarepaguá e Sesi Duque de Caxias - 2023. Oficinas de maquiagem e caracterização para Criação e gestão para quadrilhas juninas, no Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá - 2025. Aulas de maquiagem para palhaços na instituição informal EPA - Escola para Palhaços e Autoconhecimento- 2019 à 2025.Bolsita de IC (Inicião Científica) : Animatronics como extensões corporais de baixo custo. Orientadora Professora Doutora Monica Ferreira Magalhães, 2015 , Escola de Teatro Centro de Letras e Artes; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Interpretação. Interesse de estudo: dedicação à pesquisa e ensino das artes cênicas, com ênfase em caracterização e maquiagem, visando aprimorar as práticas pedagógicas e a formação de novos profissionais na área.