ERA UMA VEZ UM AMOR ESPECIAL: Um delicado processo pedagógico de ensino de teatro para alunos com necessidades educacionais especiais
Discente: PATRICIA MESQUITA VIANA DE FARIA
Resumo:
A presente pesquisa discute a importância do ensino de teatro, para a relação desenvolvimento-aprendizagem de jovens e adultos especiais, que apresentam: deficiência física, sensorial ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, ou deficiência múltipla; baseada na experiência de trabalho da autora, em duas escolas públicas especiais do Município do Rio de Janeiro: Escola Especial Municipal Rotary Club e Espaços de Educação Especial do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – CAp/ISERJ, e através da exemplificação de um delicado processo pedagógico, que resultou na montagem: "Era uma vez um amor especial", confirma a importância do ensino de teatro como germinador das potencialidades dos alunos, e propõe uma metodologia de ensino de teatro com alunos especiais.
Palavras-chave: Educação especial, deficiência, ensino, teatro
Discente: PATRICIA MESQUITA VIANA DE FARIA
Resumo: A presente pesquisa discute a importância do ensino de teatro, para a relação desenvolvimento-aprendizagem de jovens e adultos especiais, que apresentam: deficiência física, sensorial ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, ou deficiência múltipla; baseada na experiência de trabalho da autora, em duas escolas públicas especiais do Município do Rio de Janeiro: Escola Especial Municipal Rotary Club e Espaços de Educação Especial do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – CAp/ISERJ, e através da exemplificação de um delicado processo pedagógico, que resultou na montagem: "Era uma vez um amor especial", confirma a importância do ensino de teatro como germinador das potencialidades dos alunos, e propõe uma metodologia de ensino de teatro com alunos especiais.
Palavras-chave: Educação especial, deficiência, ensino, teatro
Abstract: The investigation discusses to be important the learning of the theater to relation development-learn for the specials youngsters and the adults (partially sighted, hearing impairment, intellectual disability, varied syndromes, global disorder of development and multiples disabilities). The discussion is based on the work experience on two schools of Special Education, in the city of Rio de Janeiro: Special School Municipal Rotary Club and Special School of CAp-ISERJ. Through building of methodology of the learning of the theater, converges to the development of the practice from theatre’s assemblage: “Once upon a time a special love”, suggests the possible the utilization of theatrical pedagogy like a catalyst underbelly growing in students with multiple disabled.