Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2015 / O PROCESSO COLABORATIVO APLICADO NO ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA

O PROCESSO COLABORATIVO APLICADO NO ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA

Discente : SILVIA MUNIZ WERNECK Resumo : Esta pesquisa investiga a aplicação do processo colaborativo em sala de aula. São analisados aspectos tais como contexto histórico, os grupos que fazem uso dessa metodologia, a perda da hegemonia do texto, a autonomia e autoria dos alunos, a formação do professor de teatro, sua prática pedagógica, entre outros. Através do estudo da montagem do espetáculo “Identidade”, produzido em sala de aula, apresento a metodologia do processo colaborativo, reafirmando sua importância em uma educação plural e de qualidade. Palavras-chave: Processo colaborativo; criação coletiva; teatro na escola; experiência, jogo.

Discente : SILVIA MUNIZ WERNECK

Resumo : Esta pesquisa investiga a aplicação do processo colaborativo em sala de aula. São analisados aspectos tais como contexto histórico, os grupos que fazem uso dessa metodologia, a perda da hegemonia do texto, a autonomia e autoria dos alunos, a formação do professor de teatro, sua prática pedagógica, entre outros. Através do estudo da montagem do espetáculo “Identidade”, produzido em sala de aula, apresento a metodologia do processo colaborativo, reafirmando sua importância em uma educação plural e de qualidade.

Palavras-chave: Processo colaborativo; criação coletiva; teatro na escola; experiência, jogo.

Abstract: This research investigates the use of the collaborative process in the classroom. Some aspects are analyzed such as historical context, the groups that make use of this methodology, the loss of text hegemony, autonomy and authorship of the students, the education of teachers of theater, their teaching, among others. Through the study assembly of the show "Identity", produced in the classroom, I present the methodology of the collaborative process, reaffirming its importance in a plural and quality education.

Keywords: Collaborative process; collective creation; theatre at school; experience; game.

ACESSE O PDF AQUI