Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de Extensão Coleção Didática do Canto das Flores

Projeto de Extensão Coleção Didática do Canto das Flores

Logo Coleção Didática - definitivoConhecer para preservar. Essa é a ideia básica deste projeto, iniciado em 2017, que em parceria com o Centro Cultural Fundição Progresso, através do Canto das Flores, vem nos trazendo resultados surpreendentes...

Em 2018, o recebimento de Menção Honrosa na Sessão de Painéis dentro do XXIII Encontro de Extensão, na XVI SIA UNIRIO, nos mostrou que estamos no caminho certo!

O Canto das Flores é um espaço localizado nas instalações do Centro Cultural da Fundição Progresso, no bairro da Lapa (Rio de Janeiro-RJ). O espaço é "um laboratório de experiências colaborativas em permacultura urbana e tem como proposta ser um lugar de inovação em agroecologia urbana, bioconstrução, arte e sustentabilidade. Propõe a reconexão com a natureza através do trabalho da Organicidade em agricultura urbana e suas relações com os espaços públicos e privados, promovendo a biodiversidade por meio de uma coleção dinâmica de plantas nativas, exóticas, espontâneas das cidades, medicinais, alimentícias convencionais e não convencionais".

Utilizando muita criatividade, conhecimento e sustentabilidade, o lugar se tornou uma alternativa para absorver a natureza através das variadas espécies que habitam o local; o espaço ainda abriga oficinas e monta projetos para tornar qualquer espaço em uma área verde.

Canto das FloresOs objetivos do Projeto Coleção Didática do Canto das Flores são:

- Registrar as plantas cultivadas no Canto das Flores através da herborização das plantas e montagem de uma coleção didática, considerando o grande número de espécies vegetais que é mantido no local e está disponível para a visitação e acesso ao público. As exsicatas comporão uma coleção organizada didaticamente (em famílias botânicas) para utilização em palestras, cursos e outras atividades realizadas no Canto das Flores e no HUNI, que possam disseminar informações relativas à taxonomia vegetal, conservação, etnobotânica, etc.

Canto das Flores - interno

- Organizar visitas de escolas ao Canto das Flores, onde o coordenador do projeto, colaboradores e bolsistas realizarão uma visita monitorada com os alunos visitantes; em seguida, serão apresentados conteúdos sobre botânica, cultivo de plantas, e montagem caseira de um herbário, ensinando as crianças a coletarem e herborizarem uma planta, ressaltando a importância da coleta de dados para a identificação botânica e análise de informações.

Até o presente momento, a Coleção é composta por cerca de 70 espécies vegetais que foram coletadas, herborizadas e montadas em exsicatas. Para facilitar o acesso ao material coletado e aos dados obtidos, estamos disponibilizando nossa COLEÇÃO ONLINE, adicionando semanalmente, uma espécie vegetal.

Nos links, disponibilizamos as atividades realizadas nos anos de 20172018 e 2019.

Agradecimentos:

À Organicidade, nossa parceira na Fundição Progresso: "uma iniciativa, focalizada por Alice Worcman e Daniel Gabrielli, que conecta indivíduos comprometidos em uma rede re-significando valores e saberes para transformar a realidade urbana em busca de harmonia através da nossa existência consciente e inserida na natureza".

À Diana Grimmer, Ricardo Antonio e Isabela Baptista, um obrigado mais que especial, pela colaboração nas coletas, montagem e divulgação da nossa coleção nos eventos da Fundição Progresso;

Ao Colégio de Aplicação da UNIGRANRIO-Lapa (CAP-UNIGRANRIO) pela participação nas visitas e oficinas realizadas no Canto das Flores;

À Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO (PROExC/UNIRIO) pela concessão de uma bolsa de extensão pelo segundo ano consecutivo, permitindo a realização do projeto;

Ao LABEUC - Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural, em especial aos professores Elidiomar Ribeiro da Silva e Luci BoaNova Coelho pela parceria tão bem sucedida na realização da Exposição.

A Gilson Fagundes da Rocha, pela ideia original no argumento e montagem do logotipo da nossa coleção, a partir de um desenho dos Arcos da Lapa, da designer Rayssa Melo e de uma imagem de flores em papel de carta do Stationery Tree.

À designer Rayssa Melo, por autorizar gentilmente o uso do seu desenho dos Arcos da Lapa, utilizado no logotipo da Coleção Didática;

StationeryTree por permitir o download da imagem do papel de carta com motivos florais utilizados na montagem do logotipo da Coleção Didática.

Página Inicial

Patrono  Símbolo verde claro