Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de Extensão Coleção Didática do Canto das Flores

Projeto de Extensão Coleção Didática do Canto das Flores

Logo Coleção Didática - definitivoConhecer para preservar. Essa é a ideia básica deste projeto, iniciado em 2017, que em parceria com o Centro Cultural Fundição Progresso, através do Canto das Flores, vem nos trazendo resultados surpreendentes...

Em 2018, o recebimento de Menção Honrosa na Sessão de Painéis dentro do XXIII Encontro de Extensão, na XVI SIA UNIRIO, nos mostrou que estamos no caminho certo!

O Canto das Flores é um espaço localizado nas instalações do Centro Cultural da Fundição Progresso, no bairro da Lapa (Rio de Janeiro-RJ). O espaço é "um laboratório de experiências colaborativas em permacultura urbana e tem como proposta ser um lugar de inovação em agroecologia urbana, bioconstrução, arte e sustentabilidade. Propõe a reconexão com a natureza através do trabalho da Organicidade em agricultura urbana e suas relações com os espaços públicos e privados, promovendo a biodiversidade por meio de uma coleção dinâmica de plantas nativas, exóticas, espontâneas das cidades, medicinais, alimentícias convencionais e não convencionais".

Utilizando muita criatividade, conhecimento e sustentabilidade, o lugar se tornou uma alternativa para absorver a natureza através das variadas espécies que habitam o local; o espaço ainda abriga oficinas e monta projetos para tornar qualquer espaço em uma área verde. 

Canto das FloresOs objetivos do Projeto Coleção Didática do Canto das Flores são: 

- Registrar as plantas cultivadas no Canto das Flores através da herborização das plantas e montagem de uma coleção didática, considerando o grande número de espécies vegetais que é mantido no local e está disponível para a visitação e acesso ao público. As exsicatas comporão uma coleção organizada didaticamente (em famílias botânicas) para utilização em palestras, cursos e outras atividades realizadas no Canto das Flores e no HUNI, que possam disseminar informações relativas à taxonomia vegetal, conservação, etnobotânica, etc.

Canto das Flores - interno

 

- Organizar visitas de escolas ao Canto das Flores, onde o coordenador do projeto, colaboradores e bolsistas realizarão uma visita monitorada com os alunos visitantes; em seguida, serão apresentados conteúdos sobre botânica, cultivo de plantas, e montagem caseira de um herbário, ensinando as crianças a coletarem e herborizarem uma planta, ressaltando a importância da coleta de dados para a identificação botânica e análise de informações.

Até o presente momento, a Coleção é composta por cerca de 70 espécies vegetais que foram coletadas, herborizadas e montadas em exsicatas. Para facilitar o acesso ao material coletado e aos dados obtidos, estamos disponibilizando nossa COLEÇÃO ONLINE, adicionando semanalmente, uma espécie vegetal. 

Nos links, disponibilizamos as atividades realizadas nos anos de 20172018 e 2019.

Agradecimentos:

À Organicidade, nossa parceira na Fundição Progresso: "uma iniciativa, focalizada por Alice Worcman e Daniel Gabrielli, que conecta indivíduos comprometidos em uma rede re-significando valores e saberes para transformar a realidade urbana em busca de harmonia através da nossa existência consciente e inserida na natureza".

À Diana Grimmer, Ricardo Antonio e Isabela Baptista, um obrigado mais que especial, pela colaboração nas coletas, montagem e divulgação da nossa coleção nos eventos da Fundição Progresso;

Ao Colégio de Aplicação da UNIGRANRIO-Lapa (CAP-UNIGRANRIO) pela participação nas visitas e oficinas realizadas no Canto das Flores;
 

À Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO (PROExC/UNIRIO) pela concessão de uma bolsa de extensão pelo segundo ano consecutivo, permitindo a realização do projeto;

Ao LABEUC - Laboratório de Entomologia Urbana e Cultural, em especial aos professores Elidiomar Ribeiro da Silva e Luci BoaNova Coelho pela parceria tão bem sucedida na realização da Exposição.

A Gilson Fagundes da Rocha, pela ideia original no argumento e montagem do logotipo da nossa coleção, a partir de um desenho dos Arcos da Lapa, da designer Rayssa Melo e de uma imagem de flores em papel de carta do Stationery Tree. 

À designer Rayssa Melo, por autorizar gentilmente o uso do seu desenho dos Arcos da Lapa, utilizado no logotipo da Coleção Didática;

StationeryTree por permitir o download da imagem do papel de carta com motivos florais utilizados na montagem do logotipo da Coleção Didática.

 

 

Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono  Símbolo verde claro

 

Chaves para Vegetais Criptogâmicos

      Fundo Algas

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   

- Canto das Flores ONLINE  

     Logo Coleção Didática - definitivo

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

 

ACESSO AO ACERVO HUNI

>>> JABOT <<<

     Logo HUNI sem nome 

>>> SPECIES LINK <<<

     Logo HUNI sem nome

Nossas mídias sociais: 

Logo Facebook   Logo Instagram

 

Apoio

Logo FAPERJ

 

 

 

 

Colaboração

              JBRJ

 INCT

SpeciesLink