Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Biografia, Legado Científico e Curriculum Vitae do Prof. Carauta

Biografia, Legado Científico e Curriculum Vitae do Prof. Carauta

Ao longo de seus quase 60 anos de carreira, o Prof. Carauta foi muito mais que um professor ou taxonomista. Ele conciliou inúmeras atividades profissionais dentro de diversas áreas das Ciências Naturais, conseguindo reunir ética, conhecimento e generosidade em uma só palavra: sabedoria.

Prof. Carauta no seu gabinete MN - 90 anosNo intuito de homenageá-lo, o Dr. Anderson Ferreira Pinto Machado, ex-aluno do Prof. Carauta, nos procurou há uns dois anos. Ele queria divulgar a extensa e valiosa contribuição do Prof. Carauta para a Botânica. Ele nos apresentou uma espécie de "curriculum vitae", compilado pelo próprio Prof., com atualizações até 2009 e com uma quantidade imensa de realizações: notas, artigos, publicações em congressos, orientações, estágios, visitas a instituições, coletas, pareceres científicos, enfim: uma vida toda dedicada Botânica.

A ideia não era apenas disponibilizar o currículo do Prof. Carauta no nosso site, mas também viabilizar o acesso ao maior número possível de publicações que o Prof. Carauta produziu durante sua vida: um legado precioso de quem soube fazer ciência com critério, responsabilidade e, acima de tudo, muito amor.

Para facilitar o acesso às realizações do Prof. e ao material científico por ele produzido, dividimos tudo que estava listado no curriculum nas categorias abaixo:

• As categorias marcadas com Símbolo rosa são acessíveis, mas não apresentam links internos, pois se reportam a atividades realizadas pelo Prof., e não a publicações ou material científico.
  • As categorias marcadas com Símbolo verde claro possuem links internos para acesso ao material produzido.

Em relação à categoria Símbolo verde claro Notas e artigos científicos publicados em periódicos, as referências foram divididas em três tipos:

• as de difícil acesso - são aquelas que não encontramos online, mas podem ser consultadas através de buscas em bibliotecas;
  • as publicadas na Albertoa - muitas das quais estão marcadas com Símbolo verde claro e, portanto, acessíveis através de links para PDF's, que podem ser baixados e compartilhados, sem fins lucrativos, gentilmente autorizados a serem disponibilizados no site pela família do Prof. Carauta.
  • as publicadas em outros periódicos - marcadas com Símbolo verde claro e, portanto, acessíveis através de links diretos às suas páginas originais (e, assim, não há infração de nenhuma lei de propriedade ou direito autoral).

Apesar de todos nossos esforços para atualizar e organizar tudo até a data da homenagem, estamos certos de que muita coisa possa ter escapado às nossas buscas. Por isso, esperamos contar, a partir de agora, com a colaboração de ex-alunos e co-autores dos artigos e trabalhos publicados, que porventura possam nos dar maiores informações sobre algo que ficou faltando:

• Se você tem conhecimento de alguma atividade ou referência que não está citada, entre em contato conosco!
  • Se você possui algum trabalho de autoria do Prof. Carauta publicado na Albertoa e que não possui link para o PDF, entre em contato conosco

Símbolo verde claro   Nosso Patrono - Biografia Ilustrada do Prof. Carauta

Símbolo rosa   Atuação profissional

Símbolo verde claro   Notas e artigos científicos publicados em periódicos

Símbolo verde claro   Livros, Capítulos de Livros e Publicações Avulsas

Símbolo verde claro   Publicações em Eventos Científicos

Símbolo verde claro   Contos

Símbolo rosa   Participação em Bancas Examinadoras

Símbolo rosa   Participação em Eventos Científicos

Símbolo rosa   Designações em Comissões, Expedições e Instituições

Símbolo rosa   Visitas a Instituições Científicas

Símbolo rosa   Palestras e Cursos

Símbolo rosa   Pareceres e Consultorias

Símbolo rosa   Orientações Científicas (1979 a 2000)

Símbolo rosa   Estágios realizados

Símbolo verde claro   Coletas e Plantas Herborizadas

Símbolo verde claro   Entrevistas em vídeos

Símbolo verde claro   Homenagens

Símbolo rosa  Duplicatas no HUNI

LOGO 90 anosSímbolo verde claro Agradecemos à família do Prof. Carauta, em especial a César Mendes Pereira e Nilton Carauta, que compreenderam nossa proposta e gentilmente autorizaram a disponibilização dos PDF's nesta página.
Símbolo verde claro Agradecemos ao Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em especial à sua curadora, Dra. Rafaella Forzza, a gentilíssima doação de duplicatas de coletas do Prof. Carauta para incorporação ao nosso acervo.
Símbolo verde claro Agradecemos à Dra. Regina Affonso e ao curador do Herbário Guido Pabst (GFJP), Prof. Lúcio Leoni, que gentilmente cederam PDF's, fotos e volumes da Albertoa, sem os quais não seria possível a disponibilização de grande parte de artigos deste periódico.

Patrono  Símbolo verde claro

Dia Nacional da Botânica