Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Extensão

Projetos de Extensão

Exsicata de Alamanda catharticaO desenvolvimento de projetos de extensão no intuito de recuperar, promover e expandir acervos de herbários é uma prática habitual nas Universidades públicas brasileiras por ser extremamente eficiente. Inúmeros herbários no país possuem projetos de extensão permanentes, auxiliando nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão das universidades onde estão localizados. Fundado como um Projeto de Extensão junto à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO, em 1998, o HUNI vem desenvolvendo projetos que fortalecem as atividades de ensino e pesquisa dentro da proposta extensionista.

1998 - Fundação do HUNI através do Projeto de Extensão "O Herbário de Hidrófitas Fanerogâmicas da Universidade do Rio de Janeiro. O que é? Para que Serve?" da Profa. Dra. Claudia Bove.

2008 a 2010 - Participação do HUNI dentro do "Programa Pão de Açúcar-UNIRIO: integração universidade, sociedade e meio ambiente", visando à formação de coleções botânicas em áreas prioritárias para a conservação do Complexo do Pão de Açúcar. Este programa, ainda coordenado pela Profa. Dra. Laura Jane Moreira Santiago, curadora do HUNI na época, promoveu a exposição de atividades desenvolvidas pelo herbário em eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Atualmente, o Programa realiza, entre outras atividades, palestras e aulas abertas em escolas e na Pista Claudio Coutinho, no Complexo do Pão de Açúcar, e oficinas de desenho e pintura estimulando a observação da diversidade biológica das espécies. Durante os três anos de participação do HUNI, este Programa contou com a colaboração de 17 graduandos e 12 instituições parceiras, publicou 5 resumos, cedeu várias entrevistas e atingiu cerca de 4000 pessoas.

Jardim Didático - Exsicata 2014 a 2016 - Lançamento e desenvolvimento do Projeto de Extensão "Recuperação, preservação e expansão do acervo do Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta" da Dra. Sandra Zorat Cordeiro, com a finalidade de revitalizar o herbário. Neste período, (i) estabeleceram-se parcerias com os laboratórios do Departamento de Botânica da UNIRIO, divulgando o HUNI junto aos docentes e alunos, (ii) abriu-se espaço para a participação de alunos na restauração, montagem de exsicatas e de material em meio líquido, e inserção de material no acervo, (iii) foram criados este site e uma página do HUNI em redes sociais. Bem sucedido na sua revitalização, o HUNI passou colaborar com o Programa de Extensão Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO, da Profa. Dra. Camila Maistro Patreze.

2017: Encerramento do projeto de revitalização e lançamento de novos projetos, renovados em 2018:

Coleção Didática do Canto das Flores

Coleções Botânicas Reais e Virtuais do HUNI

Coleção Didática do Canto das Flores - ExsicatasA realização de projetos extensionistas como prática comum por herbários foi contemplada através da publicação de um Volume Especial do Periódico Unisanta Biosciences (vol. 6, núm. 5 - 2017) - lançado no 68° Congresso Nacional de Botânica - voltado exclusivamente às atividades extensionistas desenvolvidas pelos herbários do Brasil.

As atividades extensionistas realizadas pelo HUNI também foram publicadas neste volume do Unisanta Biosciences. O artigo, na íntegra, pode ser acessado aqui.

 


 


Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   Novo 3

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

Acesso do acervo HUNI

 >>> JABOT <<<

            HUNI 

>>> SPECIES LINK <<<

           HUNI

 Apoio

Logo FAPERJ






Colaboração                           

JBRJ

 

 INCT

SpeciesLink