Você está aqui: Página Inicial / Projeto de Extensão Coleções Botânicas Reais e Virtuais do HUNI

Projeto de Extensão Coleções Botânicas Reais e Virtuais do HUNI

Mandevilla's no HUNIIniciado em 2017, este projeto já alcançou 50% dos seus objetivos: disponibilização do nosso acervo online através da Plataforma JABOT.

Em 2018, duas novas conquistas: a disponibilização do acervo online na Plataforma SpeciesLink e recebimento de Prêmio de Melhor Painel dentro do XXIII Encontro de Extensão na XVI SIA UNIRIO.

O projeto de extensão Coleções Botânicas Reais e Virtuais do HUNI visa à manutenção e ampliação das coleções botânicas reais que o HUNI possui em seu acervo, bem como a criação de coleções virtuais para disponibilização de dados em plataformas digitais de acesso remoto, compartilhamento entre usuários e exposição de imagens para divulgação.

HUNI 2037 - Mandevilla guanabaricaCom apoio e parceria do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, nosso acervo está online desde novembro de 2017, fazendo do HUNI mais um colaborador da plataforma JABOT, o sistema de gerenciamento de coleções do Jardim Botânico.

Em maio de 2018 passamos também a disponibilizar nosso acervo via Plataforma SpeciesLink.

Ainda neste ano, esperamos poder iniciar a digitalização do nosso acervo herborizado após inserção de código de barras em todas as nossas amostras, através de parceria com Jardim Botânico do Rio de Janeiro, disponibilizando as imagens nas plataformas REFLORA e SpeciesLink, compondo assim uma coleção virtual.

O projeto ainda contempla atividades de conservação e manutenção do acervo, bem como busca alternativas para sua ampliação através de coletas, permutas e doações. A curadoria do herbário ainda disponibiliza, ocasionalmente, cursos sobre coleções botãnicas, ensinando técnicas de herborização e gerenciamento de coleções.

O atual status do HUNI frente ao processo de disponibilização do acervo online e digitalização das amostras foi apresentado através de painel na XII Semana de Biologia da UNIRIO, realizada em abril/2018:

Pôster XII Sermana de Biologia UNIRIO 2018 - Coleções

Em maio de 2018 o HUNI estabeleceu parceira com a Plataforma SpeciesLink, o que proporcionou um impulso gigantesco no acesso aos registros do nosso acervo. Em menos de 5 meses de parceria entre o HUNI e a Plataforma SpeciesLink foram consultados mais de 107 mil registros, ou seja, o equivalente a 18 vezes o acervo médio on-line do HUNI, que possui, 6100 registros.

O trabalho desenvolvido pelo projeto foi apresentado sob forma de painel no XXIII Encontro de Extensão dentro da XVI Semana de Integração Acadêmica (SIA) da UNIRIO, recebendo o prêmio de Melhor Painel apresentado na Sessão do dia 16/X/201da Comissão Julgadora!

Melhor painel SIA 2018               Melhor painel SIA 2018 - certificado

Poster Coleções SIA 2018

Agradecimentos:

Aos curadores e equipes dos Herbários que colaboraram com doações e permutas ao nosso acervo: ASE, CNMT, HEPH, R e RFA

Aos professores, alunos e pesquisadores que depositaram e/ou doaram materiais vegetais para o HUNI contribuindo com o crescimento e significância do acervo, em especial: MSc. Erick Alves Pereira Lopes-Filho, Dra. Maria Teresa Menezes de Széchy, Dra. Yocie Yoneshigue-Valentin e Colégio Militar do Rio de Janeiro;

À Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO (PROExC/UNIRIO) pela concessão de uma bolsa de extensão pelo segundo ano consecutivo, permitindo a realização do projeto.

Ao Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ao CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental) pelas parcerias estabelecidas, disponibilizando respectivamente, nosso  acervo via Plataformas JABOT e SpeciesLink.

Patrono

Acervo