Você está aqui: Página Inicial / Parcerias

Parcerias

Através do processo de revitalização, o herbário estabeleceu parcerias importantes, com o intuito de ampliar seu acervo e, principalmente, oferecer seus serviços a laboratórios e projetos desenvolvidos não apenas no IBIO/UNIRIO, mas a toda a comunidade acadêmica.

Agora, com o acervo atingindo mais de 5000 amostras, a necessidade de compartilhar e disponibilizar os dados das nossas amostras proporcionou novas parcerias.

A todos nossos parceiros, nosso muito obrigada!


Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB)

JBRJHerbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB) dispensa apresentações: tem mais de 200 anos, 800 mil amostras depositadas e 7500 typus, Seu acervo é disponibilizado online através das plataformas JABOT e REFLORA.

A parceria estabelecida entre o Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta e o Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro permitiu que nosso acervo também se tornasse disponível para acesso online.

Para acessar nosso acervo via JABOT, basta clicar AQUI.

 

 


SpeciesLink

SpeciesLinkA Plataforma SpeciesLink integra dados primários de coleções científicas, disponibilizando-os para consulta remota, fornecendo estatísticas e relatórios dinâmicos de uso, além de ferramentas que facilitam o georreferenciamento de amostras, busca em mapas, limpeza de dados, modelagem de nicho ecológico, entre outras. Em menos de 5 meses de parceria entre o HUNI e a Plataforma SpeciesLink foram consultados mais de 107 mil registros, ou seja, o equivalente a 18 vezes o acervo médio on-line do HUNI, que possui, 6100 registros.

Para acessar nosso acervo via SpeciesLink, basta clicar AQUI.

 

Projeto Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO


Logo Jardim DidáticoSob coordenação da Profa. Dra. Camila Maistro Patreze, o Jardim Didático Evolutivo da UNIRIO, criado em 2010, tem a proposta extensionista de, em um espaço não formal, oferecer dinâmicas para o ensino de ciências e botânica para a comunidade escolar, incluindo alunos com necessidades especiais. O Jardim, que conta com a participação de bolsistas na sua manutenção e na montagem de visitas guiadas, ainda fornece material para aulas práticas na Universidade. As espécies vegetais do Jardim são selecionadas e alocadas nos canteiros de acordo com suas características taxonômicas.

Maiores informações: Laboratório de Biologia Molecular de Plantas e Fungos, Prédio do IBIO, sala 206 e/ou 306.

Para saber mais:

 Jardins didáticos: experiência prática para o ensino inclusivo de Ciências

O ensino de Botânica na prática: visitas guiadas no Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO


Laboratório de Biologia e Taxonomia Algal (LABIOTAL)


Logo AlgasSob coordenação do Prof. Dr. Joel Campos de Paula, curador do HUNI, o LABIOTAL desenvolve projetos de pesquisa em Ecologia e Taxonomia de macroalgas marinhas, além de investigar a presença e bioatividade de produtos naturais nesse grupo de organismos com alto potencial biotecnológico. Todos os materiais vegetais que são pesquisados no LABIOTAL são catalogados e arquivados aqui no HUNI, que conta com um acervo ficológico bastante representativo do litoral fluminense.

Maiores informações: LABIOTAL, Prédio do IBIO, sala 409.


Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais (LCTV)


Logo LCTVSob coordenação da Profa. Dra. Alice Sato, o LCTV realiza estudos integrados da Flora das Restingas Fluminenses, 
visando ao desenvolvimento de processo biotecnológicos para conservação, bioprospecção e caracterização genética e morfológica de espécies nativas. Além disso, o laboratório realiza produção de mudas de plantas medicinais e de restingas para revegetação de ambientes degradados, em parceria com a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Todo o material testemunho dos estudos e pesquisas do LCTV vem sendo catalogado e arquivado no HUNI, e essa parceria vem dando tão certo que deu origem à Coleção Restingas Fluminenses, que faz parte da nossa Coleção Herborizada.

Maiores informações: LCTV, Prédio do IBIO, sala 413.



Lab. Fabiano Salgueiro

Laboratório de Biodiversidade Molecular Vegetal (LBMV)

Sob coordenação do Prof. Dr. Fabiano Salgueiro, o LBMV realiza pesquisas voltadas à biologia reprodutiva, filogeografia, sistemática molecular e ao estudo evolutivo e da diversidade genética de espécies neotropicais através da aplicação e desenvolvimento de técnicas em biologia molecular. Todo o material testemunho dos estudos e pesquisas do LBMV vem sendo catalogado e depositado no HUNI.

Maiores informações: LBMV, Prédio do IBIO, sala 512.




 Núcleo de Pesquisas em Sistemas Agrícolas - NuPSA

NuPSA

Coordenado pelo Prof. Dr. César Luis Siqueira Júnior, o NuPSA realiza trabalhos voltados à produção de cultivares agricolas, ao desenvolvimento de práticas agrícolas mais econômicas e sustentáveis, além de buscar soluções para o combate de pragas de modo eficiente e menos agressivo ao meio ambiente.

Maiores informações no site do NuPSA ou na sala 512 do Prédio do IBIO.

 

 Canto das Flores - Centro Cultural da Fundição Progresso

Fundição ProgressoO Canto das Flores é um espaço dentro do Centro Cultural da Fundição Progresso, no bairro da Lapa (Rio de Janeiro/RJ) onde se pratica, pesquisa e divulga a agricultura urbana e a agroecologia, através da promoção de cursos, palestras e oficinas relacionadas aos temas. A parceira com o HUNI visa à montagem de uma "Coleção Didática" de plantas herborizadas provenientes do Canto das Flores, com finalidades de identificação de espécies vegetais cultivadas no espaço, instrução das técnicas de herborização e montagem de exsicatas, e divulgação da Taxonomia vegetal. A parceira ainda visa à organização do espaço para eventos de visitação pública com finalidades educacionais e sócio-culturais.

Maiores informações no Canto das Flores no Facebook: https://www.facebook.com/cantodasflores.fundicao/

 

Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   Novo 3

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

Acesso do acervo HUNI

 >>> JABOT <<<

            HUNI 

>>> SPECIES LINK <<<

           HUNI

 Apoio

Logo FAPERJ






Colaboração                           

JBRJ

 

 INCT

SpeciesLink