Você está aqui: Página Inicial / Acervo

Acervo

Juntamente com a Coleção de Plantas Aquáticas, que marca sua fundação, o acervo do HUNI possui cerca de 6100 amostras, divididas principalmente entre a Flora Ficológica Fluminense e a vegetação das Restingas Fluminenses e do Complexo do Pão de Açúcar.


AcervoAtualmente, o acervo do HUNI tem suas amostras preservadas em meio líquido (em álcool 70% para angiospermas e formol 4% para macroalgas) e herborizadas, onde as amostras compõem exsicatas. No acervo, as amostras estão organizadas nas prateleiras por Divisão e, dentro desta, em ordem alfabética por família, gênero, espécie. Dentro de cada espécie, por data e local de coleta. 

O sistema taxonômico adotado no HUNI, para as angiospermas, é o APG III (Angiosperm Phylogeny Group III, de 2009) e a nomenclatura de cada espécie segue a Lista de Espécies da Flora do Brasil do Programa REFLORA. Para espécies exóticas, a nomenclatura utilizada está de acordo com a lista do IPNI (The International Plant Names Index). Para as macroalgas, a nomenclatura utilizadas segue o Algaebase (Guiry & Guiry 2016. AlgaeBase. World-wide electronic publication, National University of Ireland, Galway).

Dentro das Angiospermas, o HUNI conta com três coleções:

Col. Líquida CBoveColeção de Plantas Aquáticas Vasculares Cláudia Bove, composta por 500 amostras, coletadas em sua maioria pela fundadora do HUNI, e que representam seu marco fundador, com amostras preservadas tanto em meio líquido como em exsicatas;

Coleção Complexo do Pão-de-Açúcar, iniciada a partir das coletas realizadas pela Profa. Dra. Laura Jane Moreira Santiago (Laboratório de Biodiversidade e Biotecnologia da UNIRIO) quando curadora. Estas amostras, coletadas no Morro do Pão-de-Açúcar e adjacências, visam à documentação detalhada da Flora desta região que envolve o Campus da UNIRIO na Avenida Pasteur, na Urca;


HUNI 656 - Myrtaceae- Coleção Restingas Fluminenses, iniciada com coletas na região da Restinga de Grumari, a partir dos trabalhos de iniciação científica e pós-graduação desenvolvidos pelo grupo da Profa. Dra. Alice Sato (Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais da UNIRIO) em parceria com pesquisadores cadastrados na Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UFRJ. Com o aumento de trabalhos científicos nas regiões de restinga do estado do Rio de Janeiro, ao acervo teve seu alcance ampliado, passando a abrigar espécimes coletados também nas outras restingas do estado, cuja representatividade é alta na Coleção Herborizada HUNI.

Estas Coleções não são fisicamente segmentadas dentro do acervo devido à falta de espaço do herbário. Desta forma as Coleções discriminadas estão incorporadas à Coleção, sendo que as amostras estão etiquetadas diferencialmente de acordo com sua origem.


DictyotaAlém das amostras que pertencem às Coleções citadas, o acervo do HUNI conta com amostras herborizadas de materiais vegetais estudados em trabalhos de monografia, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses desenvolvidas por alunos e professores da UNIRIO. Este acervo é composto por algas, plantas vasculares sem sementes, angiospermas e fungos, e se destina a abrigar o material coletado em atividades de campo, oferecendo suporte às atividades de ensino e pesquisa em Botânica da UNIRIO.

Cabe destacar, nesta coleção, dentro do acervo ficológico, as quase 500 exsicatas da família Dictyotaceae (Ochrophyta), especialmente os gêneros Dictyota J.V.Lamouroux e Canistrocarpus De Paula & De Clerck, com inúmeros registros ao longo do litoral brasileiro devido à especialidade taxonômica do atual curador, Prof. Dr. Joel Campos de Paula (Laboratório de Biologia e Taxonomia Algal da UNIRIO). O acervo ficológico do HUNI também conta com registros de macroalgas marinhas provenientes da Antártica e do Reino Unido.

Algas - meio liquidoDentro das amostras preservadas em meio líquido, além das pertencentes à Coleção de Plantas Aquáticas Vasculares Claudia Bove, o HUNI abriga, até o momento, cerca de 400 amostras provenientes de coletas realizadas no Litoral Fluminense pelo grupo de pesquisa liderado pelo curador do HUNI, Prof. Dr. Joel Campos de Paula (Laboratório de Biologia e Taxonomia Algal da UNIRIO). Esta Coleção está aberta também para depósito de outros grupos vegetais, pois nosso objetivo é expandi-la.

 

Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   Novo 3

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

Acesso do acervo HUNI

 >>> JABOT <<<

            HUNI 

>>> SPECIES LINK <<<

           HUNI

 Apoio

Logo FAPERJ






Colaboração                           

JBRJ

 

 INCT

SpeciesLink