Você está aqui: Página Inicial

Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta - HUNI

O Herbário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta - HUNI, é uma instituição com fins de ensino, pesquisa e extensão, localizada no Instituto de Biociências da UNIRIO, no Campus da Praia Vermelha, no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro.

Gaylussacia brasiliensis

Credenciado junto à Rede Brasileira de Herbários (RBH), ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) como Instituição Fiel Depositária de componentes do Patrimônio Genético (Deliberação n. 145 de 27 de Abril de 2006), o HUNI tem como diretrizes:

- recuperar, abrigar e preservar exemplares representativos da flora brasileira, com ênfase na Vegetação de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e ecossistemas associados, e na Flora Ficológica Fluminense;

- desenvolver, em conjunto com os Laboratórios da UNIRIO e através de parcerias, projetos que colaborem com o conhecimento e a preservação da Biodiversidade Vegetal Brasileira, apoiando atividades de ensino, pesquisa e extensão;

- tornar-se referência no recebimento e depósito de subamostras de espécies envolvidas no acesso do patrimônio genético vegetal brasileiro com finalidade de bioprospecção e consequente inovação tecnológica.

- estabelecer uma estratégia de recuperação, preservação e expansão do seu acervo.

O patrimônio do HUNI é composto pelas Coleções Científicas de plantas desidratadas (Coleção Herborizada) e de plantas fixadas em meio líquido (Coleção Líquida). Os exemplares que as compõem são provenientes basicamente de coletas realizadas por professores e seus alunos (de graduação e pós-graduação), motivadas pelos seus trabalhos de pesquisa, na maioria, relacionados ao Departamento de Botânica da UNIRIO. Além disso, o acervo também é composto por materiais provenientes de doações e/ou permuta com outros herbários.

Hoje, o acervo do HUNI conta com cerca de 4500 depósitos, divididos entre as coleções líquida e herborizada, contemplando algas, briófitas, licófitas e monilófitas, fungos e angiospermas.


Contador de acessos: