Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lançamento do livro Teatro do Oprimido e Universidade: experienciações pedagógico-artivistas e(m) redes para esperançar

Lançamento do livro Teatro do Oprimido e Universidade: experienciações pedagógico-artivistas e(m) redes para esperançar

Lançamento do livro Teatro do Oprimido e Universidade: experienciações pedagógico-artivistas e(m) redes para esperançar organizado pelo GESTO – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido em parceria com a UNIRIO e UFBA no XI Congresso da ABRACE às 18h do dia 14 de Junho de 2021.

A presente coletânea tenta dar conta de práticas e pedagogias indissociáveis das experiências teóricas de seus autores e autoras, no contexto da pesquisa universitária. Professores do Ensino Superior e da Educação Básica, pesquisadores e artistas militantes, formulam, aqui, o desejo de que suas artes (de fazer e de pensar) engajadas e engajantes, do mesmo modo que mobiliza o espect-ator, também exorte o leitor a uma tomada de posição, à prática de um Teatro que transforme a vida e o mundo. Nunca, antes, a necessidade de uma resistência estética ou de uma estética da resistência, tem sido tão premente. Onde o espírito do tempo pede reinvenção e luta, o Teatro do Oprimido se faz presente! Antonia Pereira Bezerra.

Link para o lançamento do livro na ABRACE:

https://www.youtube.com/watch?v=q2Y0dI11Yd4

Sobre o GESTO:

As/os pesquisadoras/es do GESTO, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, têm desenvolvido pesquisas teóricas e práticas a partir do Teatro do Oprimido junto aos diversos coletivos, redes e instituições com vistas a fortalecer este fazer teatral no ambiente acadêmico. Tais produções têm sido publicizadas em artigos de periódicos nacionais e internacionais e em livros, bem como também são disseminadas por meio de espetáculos, manifestações artístico[1]político-culturais e formação de multiplicadores. Anualmente, o GESTO organiza junto a entidades parceiras as Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade, que teve sua primeira versão em 2013. Trata-se de um dos maiores eventos acadêmicos no contexto nacional e internacional sobre este método teatral, congregando acadêmicos, profissionais e artivistas.