PLANO DE INFILTRAÇÕES NA ESCOLA uma análise de atuação docente em Teatro no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense
MARIA SIQUEIRA QUEIROZ DE CARVALHO
A dissertação investiga experiências de ensino do Teatro e formação de professores de Teatro no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. O primeiro capítulo trata da educação profissional, situando a instituição escolar a partir da visão de Foucault, investiga a relação dos jovens alunos de Ensino Médio Integrado com a escola e, debatendo com autores do campo da Pedagogia do Teatro, discute o papel das aulas de Teatro no tensionamento e elaboração desta relação. O segundo capítulo trata do curso de Licenciatura em Teatro e, a partir da compreensão das especificidades do universo escolar do autor Jorge Larrosa, propõe uma aproximação entre a realidade escolar e a formação de professores, além de trazer o conceito de identidade docente enquanto pilar desta formação; as discussões são enriquecidas pela análise da coexistência e compartilhamento de professores entre cursos de licenciatura e ensino básico no instituto. O terceiro capítulo debate a extensão universitária, sua relevância e a potência do trabalho extensionista de ensino do Teatro para a formação de professores com uma identidade democrática.
dissertação.maria 7.0 FINAL.pdf
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