Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2020 / PLANO DE INFILTRAÇÕES NA ESCOLA uma análise de atuação docente em Teatro no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense

PLANO DE INFILTRAÇÕES NA ESCOLA uma análise de atuação docente em Teatro no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense

MARIA SIQUEIRA QUEIROZ DE CARVALHO A dissertação investiga experiências de ensino do Teatro e formação de professores de Teatro no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. O primeiro capítulo trata da educação profissional, situando a instituição escolar a partir da visão de Foucault, investiga a relação dos jovens alunos de Ensino Médio Integrado com a escola e, debatendo com autores do campo da Pedagogia do Teatro, discute o papel das aulas de Teatro no tensionamento e elaboração desta relação. O segundo capítulo trata do curso de Licenciatura em Teatro e, a partir da compreensão das especificidades do universo escolar do autor Jorge Larrosa, propõe uma aproximação entre a realidade escolar e a formação de professores, além de trazer o conceito de identidade docente enquanto pilar desta formação; as discussões são enriquecidas pela análise da coexistência e compartilhamento de professores entre cursos de licenciatura e ensino básico no instituto. O terceiro capítulo debate a extensão universitária, sua relevância e a potência do trabalho extensionista de ensino do Teatro para a formação de professores com uma identidade democrática.

PDF document icon dissertação.maria 7.0 FINAL.pdf — Documento PDF, 2.26 MB (2366329 bytes)