Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2020 / O DESPERTAR DOS CORPOS E O DISTANCIAMENTO DO OLHAR Fissuras e empoderamento na Escola Pública da Baixada

O DESPERTAR DOS CORPOS E O DISTANCIAMENTO DO OLHAR Fissuras e empoderamento na Escola Pública da Baixada

Discente: Daniela Araújo. Resumo: O presente trabalho denota a busca de possibilidades metodológicas no campo do teatro-educação para jovens periféricos em um colégio estadual no distrito de Piabetá, localizado na Baixada Fluminense. Uma sistematização das principais experiências do teatro nas aulas de arte nos tempos meritocráticos, em território de desigualdades, ausências e medos. Entendendo a escola como um espaço de disputa de pensamentos, as aulas de artes atuam na diretriz de uma educação libertadora que contribuía na construção de um olhar crítico e um corpo empoderado. Uma trajetória em diálogo com teóricos no campo da educação, da sociologia, da filosofia e do teatro ao encontro das estéticas da dialética e do oprimido, a serviço dos filhos da classe trabalhadora para que não se fale apenas da periferia, mas que contribua para o fim de suas desigualdades.

PDF document icon Dissertação final Daniela Abreu.pdf — Documento PDF, 3.60 MB (3769856 bytes)