Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações defendidas em 2019 / A PRÁTICA DIALÓGICA NO ENSINO DE TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA PERIFERIA DE GOIÂNIA

A PRÁTICA DIALÓGICA NO ENSINO DE TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA PERIFERIA DE GOIÂNIA

Discente: MATHEUS ROSA DA SILVA GOMES // Resumo: Esta pesquisa apresenta uma experiência artístico-pedagógica realizada entre os anos de 2018 e 2019. Discorre sobre o conceito de diálogo tendo como referência Paulo Freire e Flávio Desgranges. Descreve o espaço e o contexto cultural da experiência em uma escola pública e periférica de Goiânia. Expõe de modo reflexivo a construção dos planos de aula, mostrando os recursos, as inspirações, as ações didáticas que se desenvolviam no espaço das relações humanas, debatendo com pesquisadores da área. Relata a experiência dos encontros e ensaios na escola, dando ênfase à análise dos acontecimentos e aos diálogos de viés crítico-político-social que emergiram no processo de construção cênica. Descreve as etapas do processo de construção dramatúrgica colaborativa da montagem desenvolvida com o uso da poesia como pretexto para o diálogo e reflete sobre o percurso de busca da criação dramatúrgica como alimento das práticas colaborativas, tomando o jogo teatral/dramático como indutor da criação coletiva.

PDF document icon Dissertação - Matheus Rosa - impressão.pdf — Documento PDF, 5.37 MB (5635610 bytes)