Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2016 / DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ARTES CÊNICAS, NO UNIVERSO DO DOM WALMOR

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ARTES CÊNICAS, NO UNIVERSO DO DOM WALMOR

Discente: MARIA APARECIDA MOREIRA

Resumo:

Esta pesquisa apresenta o percurso de experiências no campo da educação, arte e cultura, durante o período de três anos (2013-2015), no ensino de artes cênicas, no Colégio Dom Walmor, situado no município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Apresenta o processo metodológico durante este período a partir da interseção dos jogos teatrais, do cinema, da dramatização de músicas, das idas ao teatro, das técnicas do teatro do oprimido de Augusto Boal, da performance, e das ideias de Paulo Freire para a construção de sujeitos autônomos e emancipados. Apresenta ainda a contribuição da cultura indígena para apreciação da cultura do outro e, da cultura negra, para o reconhecimento e fortalecimento da identidade, imprescindíveis para o processo da cidadania e da construção cênica.

 

Palavras-chave: ensino artes cênicas; arte emancipatória; cultura indígena; cultura e identidade negra

Abstract:

This dissertation presents the course of experiences on the fields os education, art and culture during the period of three years (2013-2015) for the teaching of perfoming arts, on the dom walmor high school, in the city of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Its methodological process during this period is presented by the intersection of theatric games, movies, music dramatization, theatre trips, the techniques of theatre of the oppressed by Augusto Boal, performance, and Paulo Freire's ideas to build autonomous and emancipated subjects. More, it presents the contribution od indigenous culture towards appreciation the other, and of black culture, towards the recognition and stregthening of identity, essential to the process of citizenship and scenic construction.

Keywords: performing artes teaching; emancipatory art; indigenous culture

ACESSE O PDF AQUI