Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2016 / ARRISCANDO UMA MUDANÇA DE PARADIGMA : O COLETIVO CASAESCOLA

ARRISCANDO UMA MUDANÇA DE PARADIGMA : O COLETIVO CASAESCOLA

Discente: MARIA ROCHA FERNANDES

Resumo: A proposta deste texto é apresentar caminhos de fuga ao sistema educacional tradicional predominante ainda hoje. Partindo de uma contextualização histórica, que demonstra ser a hegemonia da escola tradicional desproporcional a hegemonia de todo um sistema político e econômico no qual estamos inseridos, entendemos as escolas como um reflexo da nossa organização social, ainda predominantemente hierarquizada e baseada numa lógica de poder desigual e controladora. A procura de formas de ruptura com esse movimento viciado, esse gesto comum, que apenas reproduz, optamos por nos aprofundarmos nas possibilidades da educação pela artes como uma das possíveis saídas para irmos ao encontro de caminhos educacionais que optam por criar realidades que libertam os corpos ,a espontaneidade e a força criadora. Percebemos o ato de brincar e a experiência artística como vias desta educação pelas artes, por comungarem de uma mesma origem, e acabam por se configurar para nós como possibilidades concretas de assegurar na vida dos indivíduos a presença de sensações que entendemos como essenciais ao desenvolvimento pleno de todos e que convergem para a construção de um corpo livre que vai de encontro a uma série de mecanismos sociais criados exatamente com o objetivo de controle. Encontramos, em experiências educativas libertadoras, espaços legítimos de ação que praticam a essência desta educação pela arte, práticas cotidianas com um verdadeiro compromisso com o desenvolvimento pleno e sadio de crianças e adultos, e com uma educação que destitui hierarquias, incluídos corpos e suas subjetividades, e dá voz e protagonismo aos alunos em seu processo de aprendizagem. Dentre tantas experiências, nos ativemos com minúcia a prática do Coletivo Casaescola.

Palavras-chave: Educação Libertadora; Brincar; Experiência Artística; Coletivo Casaescola

Abstract: This research aims to discuss alternative education systems. It is our understanding that the predominant education system today is a direct result of economic and political ways in which modern society organizes itself. Understood as a direct social reflex of society, it is our belief that schools reproduce the same controlling and uneven power hierarchy. Searching for ways to break free from the limited vision of the education system, this study focuses on art education. We believe that throughart and play, it is possible to free the restrain cast not only on the children's bodies, but also in their creativity andspontaneity; thus allowing for the truedevelopment of the body and mind of the individuals. The experience of the coletivo casaescola group will be analyzed in detail.

Keywords: Liberating Education; Play; Artistic Experience; Coletivo Casaescola

ACESSE PDF AQUI