SEMINÁRIO CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NAS ARTES CÊNICAS
É com imensa satisfação que o PPGEAC, Escola de Teatro (Unirio), o PPGCEN-UnB, o PPGAC-UFBA e o PPGCULT-UFS anunciam:
CHAMAMENTO PÚBLICO
SEMINÁRIO CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE
NAS ARTES CÊNICAS
Serão aceitas comunicações que versem sobre algum dos seguintes tópicos:
1 - Relações entre currículo, antirracismo, política de gênero e/ou decolonialidade nos
contextos da Educação Básica ou do ensino superior;
2 - Práticas antirracistas, de gênero e/ou decoloniais no Ensino das Artes Cênicas na
Educação Básica, no ensino não-formal ou no ensino superior;
3 - Abordagens afrorrenferenciadas, indígenas e/ou de gênero nos currículos das licenciaturas em Artes Cênicas (Teatro, Dança, Direção Teatral, Cenografia e Figurino,dentre outras);
4 - Desafios para a formação docente a partir das perspectivas decolonial, antirracista,
indígena e/ou de gênero nos cursos de Licenciaturas em Artes Cênicas;
5 - Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo e Performance, por exemplo) para infância e
juventude: práticas antirracistas, afrocentradas, indígenas, de gênero e/ou demais temas
contra-coloniais;
6 - Legislação antirracista e aplicabilidade no contexto do ensino formal (básico e
superior) e não-formal das Artes Cênicas.
7 - Desafios e ações para a presença e permanência de pessoas negras, indígenas e
dissidentes de gênero no ensino superior, em especial em cursos de formação docente.
Obs: As comunicações, a depender de avaliação pelo Comitê editorial, poderão ser
publicadas em forma de artigo completo em Anais do seminário ou revista especializada
da área.
Prazo e normas para o resumo expandido
O resumo expandido deverá ser enviado até o dia 8 de novembro de 2024, em formatos *.pdf e *.docx, através do link https://forms.gle/ou3L3s2dRXek6xtm8
Deverá abranger breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico e/ou artístico, com objetivos, metodologias, resultados, conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, com um mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras, incluindo referências e notas, e seguir as seguintes indicações:
a) a introdução: deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Nela deverão ser informados os objetivos do trabalho realizado; b) a metodologia: também elaborada de forma concisa e clara, deve fazer com que o/a leitor/a entenda os procedimentos utilizados na pesquisa em questão; c) os resultados: devem, à luz do aporte teórico-metodológico utilizado no trabalho de pesquisa, evidenciar análise e discussão dos dados obtidos. Podem-se usar recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhado/a de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações; d) as conclusões ou considerações finais: deverão ser elaboradas com verbos no presente do indicativo. Deverão considerar os objetivos explicitados e os resultados indicados no Resumo Expandido; e) as tabelas ou figuras (fotografia, gráfico, desenho): caso haja, devem seguir as orientações da ABNT; g) as referências: deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT 6023.
A estrutura do resumo expandido deve seguir as seguintes indicações:
a) página: em papel A4, com orientação retrato; margens superior e esquerda 3cm,
inferior e direita 2cm;b) para o texto: utilizar fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 em todo o texto, exceto para citações de mais de 3 linhas e notas de rodapé que devem ser digitadas com
fonte tamanho 10 e espaçamento simples;
c) título e subtítulo: devem ser centralizados, escrito em letras maiúsculas, em negrito;
autoria do trabalho logo em seguida do título, após um espaçamento;
d) palavras-chave: devem ser redigidas antes de iniciar o texto, separadas por espaçamento 1,5 cm, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas com ponto, na quantidade de 3 a 5.
Devem ser grafadas com iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos
próprios e nomes científicos.
Att.: Comissão Científica
SEMINÁRIO CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE
NAS ARTES CÊNICAS
Programação: (prévia)
02/12/24 (segunda-feira):
17h às 20h - Credenciamento
18hs - Tambor de Crioula com o Coletivo “As Três Marias”
19h às 21h30min - Palestra de abertura.
Palestrante: Alexandra Dumas (PPGAC-UFBA)
03/12/24 (terça-feira):
13h às 17h - Credenciamento
14h às 17h30min - Arte na Linha de Frente (colóquio PPGEAC e Licenciatura em
Teatro UNIRIO)
18h - Lançamento de livros
19h às 21h30min - Mesa 1: Perspectivas históricas e o atual estado do ensino de Artes
Cênicas no Brasil.
Debatedores:
Érico José (PPGCEN-UNB)
Carmem Luz (FAV - Faculdade Angel Vianna)
Luiz Rufino (UERJ)
Mediação:
Gustavo Melo Cerqueira (UNIRIO) e Isabel Penoni (UNIRIO)
04/12/24 (quarta-feira):
13h às 17h - Credenciamento
14h às 17h - Arte na Linha de Frente convida (comunicações externas)
17h às 19h - “Rir com”
Oficina prática proposta como resultado do curso "Os sentidos do riso: pedagogias possíveis nas salas formativas e de criação cênica". 2024.2.
Ministrantes: mestrandas/dos e doutorandas/dos do PPGEAC e PPGAC/UNIRIO e PPGAC/UFRJ (coordenação Ana Achcar)
19h às 21h30: Mesa 2: Cartografando práticas decoloniais no ensino das artes cênicas.
Debatedores:
Emerson de Paula (UNIFAP)
Carla Costa (UNIRIO)
Paulo Melgaço (Theatro Municipal - RJ)
Mediação:
Alexandra Dumas (PPGAC-UFBA) e Neila Maciel (PPGCULT-UFS)
21h30 – Encerramento
Serviço:
Seminário Currículo, Decolonialidade e Formação Docente nas Artes Cênicas
Data: 02, 03 e 04 de dezembro de 2024
Local: Escola de Teatro da UNIRIO (Av. Pasteur, 436 - Urca, Rio de Janeiro - RJ,
CEP: 22290-255)