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METODOLOGIAS DE ENSINO DO TEATRO COMO PRÁTICA TRANSFORMADORA

Discente: Carlos Alberto Ramôa Resumo: Trata-se de uma pesquisa onde transcrevo minhas aulas e técnicas utilizadas para o auxílio no desenvolvimento humano de indivíduos, os quais sofrem algum trauma, seja ele físico ou psicológico, indivíduos estes que são discentes de três turmas do segundo ano do Ensino Médio nas quais leciono aulas de Artes, especificamente com a linguagem teatral. Nas minhas aulas tento encontrar soluções para o melhor desenvolvimento no que se sugere ao ensinamento do teatro nas escolas públicas, soluções estas que me fazem pensar em qual seriaa melhor forma de inserir esses alunos no universo teatral. No decorrer das aulas, identifiquei que alguns educandos sofrem certos tipos de opressões impostas por seus próprios familiares e conhecidos. Com isso, tive a ideia de aplicar jogos e técnicas do “Teatro do Oprimido”, para alcançar e tentar fazer com que eles vençam suas dificuldades interiorizadas, que impedem o bom andamento de suas evoluções, tanto profissionais, como sociais, pois como Augusto Boal diz: “O Teatro do Oprimido, em todas as suas formas, busca sempre a transformação da sociedade no sentido da libertação dos oprimidos. É ação em si mesmo, e é preparação para ações futuras. Não basta interpretar a realidade, é necessário transformá-la!”. Utilizo dessas técnicas para a construção de um trabalho final, no qual, os alunos possam mostrar suas opressões e transformá-las, de forma que sua vida se modifique simultaneamente, sendo vivenciada por eles, como uma forma de transformar o ideal e a utopia em realidade possível. Vi nesta situação, a possibilidade de dar maior prazer e significado ao meu ofício como educador, podendo ajudar a essas pessoas, que além de alunos, são seres humanos que muitas vezes não têm sequer uma base de apoio familiar.

PDF document icon Dissertação de Mestrado final.pdf — Documento PDF, 3.69 MB (3874124 bytes)