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DO JOGO CORPORAL AO JOGO DE CENA: MAV E IMPRO NO ENSINO DE ARTES CÊNICAS

Discente: Bianca Cavalleiro Resumo: O presente trabalho discorre sobre a experiência da minha prática pedagógica como professora de Artes Cênicas na grade curricular, dentro do contexto de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. A pesquisa aborda os conceitos e princípios de duas metodologias: MAV – metodologia Angel Vianna (sensibilização corporal e jogos corporais) – e IMPRO – metodologia com jogos de improvisação teatral de Keith Johnstone. Uma proposta de integração entre elas é conduzida com as dinâmicas pedagógicas (aulas-oficina). O objetivo deste trabalho é investigar um processo de ensino aprendizagem do teatro através da improvisação-objeto de estudo nas duas metodologias. Ressaltando o trabalho corporal nas aulas de Artes Cênicas, à luz da MAV, o estudo valoriza a libertação de corpos e mentes que são controlados pelo sistema tradicional “maçante” de ensino e, desafia recuperar os contatos corporais numa época em que os alunos estão cada vez mais inseridos na esfera digital. Em relação à aplicabilidade dos jogos de IMPRO como possibilidade pedagógica, experimenta-se outra modalidade de improvisação, perspectivando-se novos caminhos para a aprendizagem do teatro ao investir em uma forma diferente de experimentar, criar e construir a cena. Permeando as reflexões, os apontamentos, os questionamentos e as críticas, destaca-se como eixo teórico a referência do conceito de Experiência (saber de Experiência) do educador Jorge Larossa Bondía, que dialoga com referenciais teóricos das áreas do ensino do teatro e da educação somática, além de áreas afins do conhecimento.

PDF document icon DISSERTAÇÃO. versão final (Bianca Cavalleiro 2020).pdf — Documento PDF, 2.11 MB (2212413 bytes)