Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações defendidas em 2019 / TEATRO, EDUCAÇÃO, IDENTIDADE: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O TEATRO POPULAR

TEATRO, EDUCAÇÃO, IDENTIDADE: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O TEATRO POPULAR

Aluna: Nathalia Cesar Goulart. Resumo: A dissertação é um relato de experiência da prática do teatro popular em uma turma do primeiro ano do curso normal do Colégio Estadual Arruda Negreiro, em Nova Iguaçu. Durante o percurso, houve o encontro da temática do currículo mínimo (“Fundamentos e Matrizes da Arte”) com o desafio de trabalhar na educação básica numa turma de formação de professores. Foi feito, então, um processo investigativo sobre a inserção do Teatro como campo de conhecimento na educação, a partir da compreensão das manifestações populares presentes no contexto sociocultural e da experimentação de jogos em que houvesse uma articulação de reflexão na ação que estava sendo executada. Nessa etapa, foram utilizados como referência os jogos dramáticos de Jean Pierre Ryngaert, partindo de temas e situações de improviso que emergiam do grupo através de brincadeiras com foco na sonorização, nas cantigas, na relação interpessoal dos alunos e aproximando-os dos fundamentos e matrizes do teatro. A práxis investigativa se deu a partir do estudo da relação entre a cultura popular e as dramaturgias teatrais, através da literatura de cordel e da apreciação da obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Os jogos teatrais de Viola Spolin foram experimentados como uma forma de aproximação com a linguagem teatral de personagem, cenário, situações. O Pastoril apareceu como proposta investigativa devido à necessidade de uma montagem de peça para o período natalino e por apresentar uma situação circunstancial de disputa de lideranças, tal como é proposto nesse teatro popular, na luta entre os cordões azul e vermelho. Foi utilizado como referência o Pastoril de Mariinha da Ló, da cidade de Paracuru, no Ceará, e do grupo Céu na Terra, do Rio de Janeiro, além das vivências pessoais da professora e dos alunos, que resultaram em experimentos cênicos através da apropriação estética tradicional do teatro popular.

PDF document icon DISSERTAÇÃO NATHÁLIA - FINAL.pdf — Documento PDF, 1.67 MB (1746046 bytes)