AFROCÊNICA – UMA EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO UNIVERSO DA CULTURA NEGRA
Discente: Mayra Alves do Oliveira
Resumo: A trajetória deste estudo e de sua proposta metodológica faz parte da minha biografia formativa e configura-se como uma experimentação durante todo o ano letivo de atividades relacionadas a temática africana e afro-brasileira, no sentido de sensibilizar os alunos para a importância da valorização dessas culturas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, são utilizados como referência na construção do trabalho as concepções e ações do Teatro do Oprimido e o Teatro Experimental do Negro assim como as reflexões sobre algumas práticas pedagógicas libertárias e emancipatórias. Professores por todo país têm rompido o ciclo eurocêntrico de conhecimento e realizado trabalhos bastante exitosos. Contudo para que novas epistemologias se estabeleçam na educação brasileira é fundamental que sejam acolhidas nas diversas disciplinas, nas escolas e nas universidades pelo país.
Dissertação Mayra (versão final).pdf
—
Documento PDF,
2.62 MB (2750255 bytes)