Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma 2021

Turma 2021

Érica Duarte Pereira da Silva

É Licenciada em Educação Artística Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). É Licenciada em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professora de Artes servidora concursada na Prefeitura de Nova Iguaçu desde 2009. Tem interesse pela área de Educação nos seguintes temas: Formação Docente, Cultura, Mídia, Gênero, Artes Plásticas, Dança, Teatro e Questões étnico-raciais.

Érika Thebaldi de Miranda
Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2001). Atualmente é Professor I da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação.

Estela Leite Ferreira de Deus Silva

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA (Universidade Estácio de Sá/ 2018); ESPECIALISTA EM PSICOMOTRICIDADE: EDUCAÇÃO E CLÍNICA (IBMR ? Centro Universitário Hermínio da Silveira/ 2008); LICENCIATURA PLENA EM DANÇA (Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro ? Escola de Comunicação e Artes/ 2005); PROFESSORA DE ARTE CÊNICA do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME RJ; COORDENADORA PEDAGÓGICA e PROFESSORA DE ARTES/ DANÇA do Ensino Regular e EJA da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC RJ; PROFESSORA-PESQUISADORA integrada na equipe do Projeto Currículo Mínimo 2013 da SEEDUC RJ pela Fundação CECIERJ, compondo a equipe da disciplina ARTE com ênfase na linguagem DANÇA, elaborando Competências e Habilidades para os cursos REGULAR, EJA e NORMAL e respectivas Orientações Pedagógicas.

Fabiane Cristina de Oliveira Cota 

Possui graduação em Teatro pela Universidade Estácio de Sá (2012) e graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é atriz/produtora do Grupo Cultural Cochicho na Coxia, professora de artes cênicas da Escola Municipa Professor Leopoldo Machado município de Queimados e professora de artes cênicas pela secretária de educação do municipio do Rio de Janeiro na 6°CRE

Luciana Ferreira Martins Costa

Possui graduação em Direito pela UFRJ (1994) e em Artes Cênicas pela UniverCidade (2008) com extensão em formação pedagógica para docentes - licenciatura - pela Universidade Cândido Mendes (2010).Trabalhou com diversos diretores de teatro, entre eles Ana Kfouri, Renato Carrera, Thierry Tremouroux e Isabel Cavalcanti. Atua como professora de teatro desde 2003 tendo trabalhado em diversas escolas cariocas, dando aulas para alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, além de ter realizado cursos livres e ministrado aulas de interpretação na Escola profissionalizante de atores Nu Espaço por 10 anos. 

Maria Fernanda Marques Lamim 

Possui graduação em Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Candido Mendes (2009) e graduação em Artes Cênicas Com Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Cursa Especialização em Ensino de Arte Contemporâneo no CESPEB- UFRJ. Atualmente é professora de Artes Cenicas 40h no Ginasio Experimental Carioca Malba Tahan e professora de Teatro no Nucleo de Teatro da Ilha do Governador . Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística

Patrícia Zampiroli Avelar Ferreira 

Patrícia Zampiroli é Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  UNIRIO e Licenciada em Artes Cênicas pela AVM/Cândido Mendes. Pós-graduada em Gerenciamentos de Projetos no 3º setor pela Fundação Getúlio Vargas. Sua trajetória na área da gestão sociocultural possui reconhecimento nacional, através do trabalho na coordenação da ONG Usina de Cidadania, que gerou prêmios como o LIF 2007 ? Finalista nacional na categoria ?Apoio à cultura? pela Câmara de Comércio Francesa e, em 2012, o de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social ? na categoria ?Desenvolvimento Cultural? pelo Instituto Ambiental Biosfera. Atualmente, professora da Escola Sesc de Ensino Médio e Diretora da Andantes Cia. Teatral na qual dirigiu espetáculos como Marina em busca do Sol, Noite Ilustrada: Perfil de um sambista, Casa de Santo: uma tragédia tropicalista, Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago, Valsa nº6 de Nelson Rodrigues, entre outros. Possui experiência em ações de curadoria no campo das Artes Cênicas.

Raiff Magno Barbosa Pereira 

Possui graduação (2002) em Letras pela Universidade Veiga de Almeida, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Letras - Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor efetivo de língua portuguesa e de literatura do Colégio Pedro II, campus Duque de Caxias. Desenvolve, nessa instituição de ensino, projeto unindo literatura e teatro, a partir de jogos cênicos. É ator formado pela CAL - Casa das Artes de Laranjeiras (1999). Possui pós-graduação em Direção Teatral (2017) pela CAL - Casa das Artes de Laranjeiras. Possui também Pós-graduação em Teatro, Expressividade e Dinamismo no Ambiente Escolar e Pós-graduação em Arte, Cultura e Educação pela Unicesumar (2020)

Solange de Cássia Paula

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Interpretação Teatral, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nessa formação, constam também diversos cursos de capacitação e de pesquisa em arte e em educação, além de cursos livres nas áreas artísticas: dança flamenca, teatro, construção de máscaras e bonecos. ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: Trabalha, nesse momento, no Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia (CICALT/PLUG MINAS), da Sec. de Educação do Estado de Minas Gerais, como professora da educação básica nos seguintes cursos profissionalizantes: Curso Técnico em Teatro e como coordenadora-professora no Curso Técnico em Figurino Cênico. Atuou como professora na Escola de Teatro e na Escola de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica ? Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, nos seguintes cursos profissionalizantes, nível técnico: Curso Técnico em Arte Dramática e Curso Profissionalizante de Dança. Atuou na Escola Livre de Artes Valores de Minas, como professora do Curso Livre de Teatro, no Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia (CICALT/PLUG MINAS), da Sec. de Educação do Estado de Minas Gerais. Também atuou na Escola Livre de Artes - Arena da Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte, como professora em oficinas livres na área de Teatro e de Patrimônio Cultural, e como professora no curso de formação em Teatro. ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA ARTÍSTICA: Na área do teatro, do audiovisual, da dança, das artes circenses e das manifestações artísticas populares, atua como atriz, bailarina, caracterizadora artística (maquiagem, figurino, máscaras e bonecos) e ritmista de samba. Integra a Cia Luna Flamenca, como bailarina e produtora. Trabalha na empresa Zofiro: Maquiagem - Caracterização - Figurino, criando, coordenando e executando projetos com equipe de assistentes. NOME ARTÍSTICO: Sol Zofiro 

Sabrina Faerstein

Possui graduação em Teatro pela Universidade Estácio de Sá(2014). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística.