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TCCs defendidos em 2023

Literatura, dramaturgia e teatro: experiências pedagógicas e artísticas no ensino médio em homenagem à Semana de Arte Moderna de 22.

Discente: Raiff Magno Barbosa Pereira

Esta dissertação visa apresentar o processo de uma proposta teatral e performática desenvolvida junto aos estudantes do Ensino Médio do Colégio
Pedro II (unidade Duque de Caxias) intitulada Brejo Brasil, que trouxe para o palco da escola pública, em 2022, o contexto cultural e literário da Semana de Arte Moderna de 1922. Buscou-se estimular uma imersão coletiva dos estudantes no universo plural, investigativo e inventivo da Semana de 22 tendo em vista uma educação emancipadora, sustentada em sua base pela autonomia proposta por Paulo Freire, por meio do discurso libertador, de cunho crítico-realista, mas que não deixa de ser também esperançoso.

Palavras-chave: Criatividade; Crítica; Dramaturgia; Ensino Médio; Ruptura; Teatro.

 

A DANÇA QUE RESIDE EM MIM MOVE A ESCOLA

Discente: Estela Leite Ferreira de Deus Silva

O tema desta dissertação aponta para as possibilidades de dança na escola, com o título “A dança que reside em mim, move a escola”, que tem como objetivo principal pesquisar o processo de ensino e aprendizagem de Dança na educação formal, investigando em que medida os movimentos dos alunos, inspirados pelo app TikTok, podem facilitar a metodologia da criação coreográfica, por meio da ação de entrar na realidade deles, e conhecer seus gestos, articulando-os aos elementos da Dança Contemporânea. Além disso, este trabalho também tem por objetivo analisar as práticas colaborativas que possibilitaram o envolvimento da comunidade escolar no processo. Argumento que um importante trabalho metodológico foi desenvolvido abrangendo a atuação de diversos sujeitos envolvidos na instituição escolar. A fundamentação teórica encontrou inspiração em autores que pesquisam a dança no contexto escolar como: Laban (1978; 1990), Marques (2003; 2008; 2010; 2012), Strazzacappa (2001; 2004), Allemand e Bonfim (2021), em estudos sobre o processo colaborativo investigados por Lobo (2010), Lupinacci; Corrêa (2015), Ary (2011), a partir de análise histórica sobre mudanças causadas por artistas pós-modernos na dança, além de refletir sobre as propostas coreográficas de Pina Bausch (MOTTA, 2019), entre outros. A metodologia de pesquisa está embasada na pesquisa-ação, tendo como referência o autor Thiollent (2004), que possibilitou a reflexão sobre os pressupostos teórico-metodológicos utilizados no estudo, os quais colaboram para a ampliação e aprofundamento do aprender e do ensinar Dança na Escola. Como resultados, o estudo mostra que o trabalho de criação colaborativa em dança, no currículo de Arte, ministrado por professores Licenciados em Dança, permite ao aluno vivenciar, experimentar,
descobrir novas possibilidades de movimento, a partir do seu próprio repertório motor. Conclui-se, portanto, que a escola formal pode ser um espaço para o ensino de dança, em que de modo colaborativo possibilita o envolvimento de toda a comunidade escolar, refletindo de forma positiva no ambiente educacional no retorno às aulas após a pandemia do covid -19.

Palavras-chave: Dança-educação; processo colaborativo; TikTok.

 

A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO COLABORATIVO NA COMPANHIA TEATRAL DA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO

Discente: Patricia Zampiroli Avelar Ferreira

A presente pesquisa se propõe a refletir sobre os componentes metodológicos de processos colaborativos de criação teatral que propiciam o compartilhamento das ideias desde a concepção de uma encenação até suas etapas decisórias, sobre a horizontalidade entre os integrantes e sobre o espírito comunitário. Procuro compreender de que forma um projeto colaborativo pode afetar o engajamento, a autonomia criativa, o autoconhecimento e o sentimento de pertencimento das pessoas envolvidas. Avalio, a partir da minha trajetória como artista-docente, meu lugar como professora e meu espaço de criação como diretora teatral dentro do processo. Nesse sentido, seleciono um coletivo artístico com jovens estudantes, no qual atuo desde 2017, para entender como os processos se encaminham e se transformam tendo como foco a valorização das identidades, das subjetividades, da troca de saberes e das tomadas de posição compartilhadas na direção de uma formação integral.


Palavras-chaves: Encenação colaborativa. Coletivos artísticos jovens. Formação integral.
Arte-educação. Artista docente.