Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2020 / DIÁRIO DE CLASSE: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E COLETIVA DENTRO DA ESCOLA PÚBLICA

DIÁRIO DE CLASSE: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E COLETIVA DENTRO DA ESCOLA PÚBLICA

Discente: Rosa Maria Felix Resumo: A presente dissertação apresenta como o ensino de arte, especificamente de teatro, pode contribuir no desenvolvimento emocional e intelectual de alunos da rede pública do Rio de Janeiro. Observando três importantes pontos: educação, psique (destacando parte da teoria de Carl Gustav Jung sobre a evolução da mente humana, sua teoria dos arquétipos, em especial Persona, Sombra, Anima, Animus e Eu.) e arte. A dissertação ainda apresenta exemplos práticos, esclarecendo como o Teatro pode ser inserido no contexto de mudança do pensamento e construção individual de jovens estudantes de escola pública, explorando quais os meios e fins das Artes Cênicas e sua forma de contribuição para o indivíduo dentro do contexto escolar. Tentando apresentar, por meio de teoria e prática, a importância do teatro na educação básica e sua relevância enquanto disciplina independente.

PDF document icon Dissertacao_RosaFelix_2020.pdf — Documento PDF, 3.72 MB (3895712 bytes)