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TEATRO DO OPRIMIDO E PROJETO DE VIDA: PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIAS

Autor: Lindomar Araújo Esta pesquisa investiga a aplicabilidade da metodologia do Teatro do Oprimido em aulas de Projeto de Vida, cuja disciplina faz parte do currículo diversificado de escola em tempo integral. Objetiva desenvolver abordagens metodológicas e perspectivas epistemológicas que encaminhem os sujeitos da aprendizagem a processos emancipatórios pela perspectiva da cidadania social. Utilizou-se o método de pesquisa-ação, valorizando o caráter qualitativo na investigação sobre estudantes adolescentes de uma escola municipal da região central da cidade do Rio de Janeiro. Foram aplicados questionários mistos, com perguntas abertas e fechadas, e todo o processo foi registrado com dispositivos móveis para análises posteriores. Destaca-se a relevância da metodologia do Teatro do Oprimido junto ao componente curricular Projeto de Vida e a sua potencialidade para provocar reflexões, diálogos e debates acerca de temas específicos aos interesses dos adolescentes. As investigações apontam para a necessidade de processos abertos na construção do saber, integrando linguagens e áreas de conhecimento. Palavras-chave: Teatro do Oprimido; Projeto de Vida; Ensino do Teatro; Cidadania Social.

PDF document icon LindomarAraujo_DISSERTACAO_DE_MESTRADO-FINAL-2018.pdf — Documento PDF, 5.43 MB (5690500 bytes)