Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Convite para Reunião de Colegiado dia 20 sobre Projeto Pedagógico BIB EAD - Ensino a Distância

Discentes e Docentes da Escola de Biblioteconomia!

A Direção da Escola de Biblioteconomia convoca os docentes que atendem aos cursos de Biblioteconomia para Reunião de Colegiado, ao dia 20 de abril, às 11h, no Laboratório Maria Tereza Reis Mendes - LABBIB (Subsolo CCHS), para a apreciação da aprovação do Projeto Pedagógico BIB EAD - Modalidade Ensino a Distância. Nossos discentes e o DAEB são bem-vindos! No Convite a esta reunião, nosso Decano reforça a importância do EAD, destaca o pioneirismo da UNIRIO nessa modalidade de ensino e nos felicita pela iniciativa!

Segue o texto a respeito da EAD na UNIRIO:

"Caros colegas da UNIRIO,

Soube do interesse de alguns colegas desta Escola centenária relacionado à possibilidade de termos um curso de Biblioteconomia na modalidade EAD, aqui na UNIRIO. Confesso a minha satisfação com a iniciativa, uma vez que sou estudioso e militante da área. O meu recado, no entanto, vai muito mais no sentido dos significados que possa ter um curso destes para a nossa universidade. Em primeiro lugar é necessário pontuar que a UNIRIO tem o maior percentual de alunos desta modalidade entre todas as universidades públicas do Estado do Rio de janeiro, quiçá do Brasil. Dos 17.000 alunos totais da UNIRIO, mais de 5.000 são matriculados em um dos quatro cursos de graduação na modalidade EAD. Reforça esse protagonismo o fato de sermos a única, no Estado do Rio de janeiro, que tem um Programa de pesquisa e extensão específico para esta modalidade, o Programa Território e Trabalho, que destina anualmente, a cerca de três anos, bolsas de Iniciação Científica e de Extensão para alunos da EAD. Aliás, para fazer justiça, fomos a primeira universidade a ter uma Coordenação de Educação a Distância, que teve seu início como projeto de extensão da Professora Denise Sardinha, do Departamento de Didática, antes da LDB de 1996. Gostaria muito de ver a Biblioteconomia participar dessa história coletiva da UNIRIO e contribuir para sua ampliação."

Abraços,

Prof. Dr. Leonardo Castro