Portal UnirioGuia Telefônico Contatos

Código de Ética do Bibliotecário

Prezados Estudantes dos Cursos de Biblioteconomia,

Sejam bem-vindos!

Acreditamos que a convivência social deve se pautar no respeito a todos, o que inclui a instituição e o curso escolhido, pois, afinal, tem-se a expectativa de que oportunamente nossos estudantes se graduarão em Biblioteconomia. Nesse sentido, gostaria de compartilhar o Código de Ética profissional do bibliotecário (Resolução CFB N° 42 publicada no D.O.U. de 7-1-2002) pelo qual desde já estudantes podem pautar suas ações, atitudes e palavras com relação à profissão, às instituições, aos colegas, aos profissionais e aos professores que igualmente trabalham arduamente para compartilhar conhecimentos com base no respeito e cooperação, características marcantes do profissional de Biblioteconomia. Espero que aproveitem a leitura do Código de Ética bem como do artigo intitulado: “CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO: 15 ANOS DEPOIS” que historia a importância do Código de Ética Profissional do Bibliotecário e como ocorreu a sua elaboração. Transcreve no final a íntegra do Código de Ética. (ENRlQUETA GRACIELA D. CUARTAS; MARIA LUCIA DE MOURA DA VEIGA PESSOA; COSME GUIMARÃES DA COSTA, 2001). Aproveitem a leitura, procurem a Escola de Biblioteconomia e a seus professores para celebrarmos juntos o Código de Ética! Sejam bem-vindos à Escola de Biblioteconomia da UNIRIO.

Confiram os documentos no link abaixo:

BIBLIOTECONOMIA