Referências bibliográficas 2024
GRUPO A
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São
Paulo, Paz e Terra, 1996.
hooks, bell. Ensinando a transgredir. A Educação como prática da liberdade. São Paulo:
Martins Fontes, 2019.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, V. 10, N. 1, JAN./JUN. 2018
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/31504/
RUFINO, Luiz. Vence-demanda: Educação e descolonização. Rio de Janeiro, Mórula, 2021.
Pedagogia das artes cênicas [recurso eletrônico] : múltiplos olhares / organização Maria
Lúcia de Souza Barros Pupo e Verônica Veloso. -- São Paulo : ECA-USP, 2022. Disponível em:
https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/944
GRUPO B
ACHCAR, Ana; ANDRADE, Elza; COUTINHO, Marina H. (orgs.) Arte na linha de frente:
experiências de ensino de teatro e dança na educação básica no Rio de Janeiro, volume 1 / - 1.
Ed. – Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ, 2022.
CASTILHO, Jacyan; MAGALHÃES, Mona e MELGAÇO, Paulo (orgs.) Arte na linha de frente:
experiências de ensino de teatro e dança na educação básica no Rio de Janeiro, volume 2 / - 1.
Ed. – Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ, 2023.
Carvalho, Maria Siqueira Queiroz de. Plano de infiltrações na escola: contribuições e reflexões
do Teatro para a formação de professores [recurso eletrônico] / Maria Siqueira Queiroz de
Carvalho. — Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2022. Disponível em:
https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/livros/issue/view/285
Dossiê Revista Urdimento Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de
resistência v. 3 n. 36 (2019) Disponível em:
https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/640
OBS: Exemplares do títulos indicados nas referências GRUPO B encontram-se disponíveis na
Biblioteca Unirio.