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Dissertações defendidas em 2019

POETAS DO COTIDIANO: ALICES E LOUCOS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO Uma análise do processo de criação cênica na E. M. Átila Nunes Neto

Discente: Débora Machado Restum Resumo: Este trabalho relata e investiga o processo de criação cênica desenvolvido durante o período de 2017 e 2018 na Escola Municipal Atila Nunes Neto da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e tem como norte a pesquisa de práticas artísticas, teatrais e pedagógicas que possibilitam emancipação e encontro em ambiente escolar. É no contexto de uma escola viva que se propõe a vivência de teatralidades contemporâneas. Nessa perspectiva, arte e vida se entrelaçam na experiência da performance. Emerge um teatro onde a representação perde espaço e o que então é privilegiado é a presença, as diversas linguagens trabalhadas de forma não hierárquica e o jogo performativo. De igual modo, as respostas pedagógicas configuram-se sob o signo da invenção, os fluxos do cotidiano em sala de aula priorizam: o processo ao invés do produto, a interpretação das linguagens ao invés da reprodução das mesmas, a organização em redes ao invés de linearidade. Link para os vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCvz_9EmdCLq1UwpCtDQPoSw

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CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO MÍNIMO ESPECÍFICO PARA O ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA DE ENSINO NORMAL COLÉGIO ESTADUAL JÚLIA KUBITSCHEK

Discente: Gustavo Maranhão Negre Resumo: Motivada pela visão de que o Teatro tem muito mais a oferecer aos estudantes da Formação de Professores Colégio Estadual Júlia Kubitschek (CEJK) do que aquilo que prevê o Currículo Mínimo para o Ensino Médio Normal da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, esta pesquisa visa a elaboração de um novo Currículo Mínimo para o componente Arte do Ensino Normal, na linguagem Teatro. Conjugando a formação e a prática docente do autor com a análise, por meio de tabelas comparativas das grades curriculares de cursos de Licenciatura em Artes Cênicas de 23 Universidades Federais brasileiras, a pesquisa, ainda, contextualiza historicamente o Ensino Normal (SAVIANI, 2007) e o ensino de teatro na educação básica do Brasil (SANTANA, 2010). O Projeto de Construção de Currículo aqui apresentado aponta que é necessário um pensamento integrador do ensino do teatro com a formação de professores.

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PROCESSOS FORMATIVOS EM TEATRO MUSICAL NO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR EM ARTES CÊNICAS: UM GESTO MULTIPERCEPTIVO

Discente: Fidelcino Neves Reis Resumo: Essa dissertação investiga como o gênero de teatro musical pode ser um recurso pedagógico para despertar o interesse dos alunos nas aulas de artes cênicas. A partir dessa perspectiva, serão apresentadas questões que revelam ao aluno-ator uma formação como artista multiperceptivo, através de uma abordagem somática, voltada para a experiência sensorial e perceptiva. Em seguida, oferece uma cartilha com exercícios, jogos e atividades metodológicas, baseadas nos trabalhos realizados com turmas de curso de Formação Inicial e Continuada em Teatro Musical no ensino técnico. A pesquisa também examina a preparação corporal integrada ao trabalho vocal na formação qualificada do aluno-ator de musicais, descreve o gesto corporal como estímulo para a expressão deste mesmo aluno e culmina na análise das principais estratégias metodológicas aplicadas em Teatro Musical no ensino superior e técnico.

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TEATRO, EDUCAÇÃO, IDENTIDADE: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O TEATRO POPULAR

Aluna: Nathalia Cesar Goulart. Resumo: A dissertação é um relato de experiência da prática do teatro popular em uma turma do primeiro ano do curso normal do Colégio Estadual Arruda Negreiro, em Nova Iguaçu. Durante o percurso, houve o encontro da temática do currículo mínimo (“Fundamentos e Matrizes da Arte”) com o desafio de trabalhar na educação básica numa turma de formação de professores. Foi feito, então, um processo investigativo sobre a inserção do Teatro como campo de conhecimento na educação, a partir da compreensão das manifestações populares presentes no contexto sociocultural e da experimentação de jogos em que houvesse uma articulação de reflexão na ação que estava sendo executada. Nessa etapa, foram utilizados como referência os jogos dramáticos de Jean Pierre Ryngaert, partindo de temas e situações de improviso que emergiam do grupo através de brincadeiras com foco na sonorização, nas cantigas, na relação interpessoal dos alunos e aproximando-os dos fundamentos e matrizes do teatro. A práxis investigativa se deu a partir do estudo da relação entre a cultura popular e as dramaturgias teatrais, através da literatura de cordel e da apreciação da obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Os jogos teatrais de Viola Spolin foram experimentados como uma forma de aproximação com a linguagem teatral de personagem, cenário, situações. O Pastoril apareceu como proposta investigativa devido à necessidade de uma montagem de peça para o período natalino e por apresentar uma situação circunstancial de disputa de lideranças, tal como é proposto nesse teatro popular, na luta entre os cordões azul e vermelho. Foi utilizado como referência o Pastoril de Mariinha da Ló, da cidade de Paracuru, no Ceará, e do grupo Céu na Terra, do Rio de Janeiro, além das vivências pessoais da professora e dos alunos, que resultaram em experimentos cênicos através da apropriação estética tradicional do teatro popular.

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A PRÁTICA DIALÓGICA NO ENSINO DE TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA PERIFERIA DE GOIÂNIA

Discente: MATHEUS ROSA DA SILVA GOMES // Resumo: Esta pesquisa apresenta uma experiência artístico-pedagógica realizada entre os anos de 2018 e 2019. Discorre sobre o conceito de diálogo tendo como referência Paulo Freire e Flávio Desgranges. Descreve o espaço e o contexto cultural da experiência em uma escola pública e periférica de Goiânia. Expõe de modo reflexivo a construção dos planos de aula, mostrando os recursos, as inspirações, as ações didáticas que se desenvolviam no espaço das relações humanas, debatendo com pesquisadores da área. Relata a experiência dos encontros e ensaios na escola, dando ênfase à análise dos acontecimentos e aos diálogos de viés crítico-político-social que emergiram no processo de construção cênica. Descreve as etapas do processo de construção dramatúrgica colaborativa da montagem desenvolvida com o uso da poesia como pretexto para o diálogo e reflete sobre o percurso de busca da criação dramatúrgica como alimento das práticas colaborativas, tomando o jogo teatral/dramático como indutor da criação coletiva.

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DRAMATURGIA DA HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA Projeto de Prática Pedagógica “Diversidades no Ambiente Escolar”

Discente: Bruno Coutinho da Hora Resumo: O presente projeto de prática pedagógica se desenvolve a partir do contato de jovens do ensino médio de uma instituição pública com premiada e reconhecida obra dramatúrgica voltada para infância e juventude de autoria do autor desta pesquisa, dramaturgia esta construída através de processos práticos lúdicos de companhia teatral dirigida também pelo autor desta pesquisa. A abordagem didática dos sujeitos na concretização da presente pesquisa, se desenvolve através de conceituações teóricas sobre estrutura e escrita dramatúrgica inseridas no processo avaliativo escolar, assim como através de processos lúdicos adaptados à realidade do local de execução da pesquisa (jogos teatrais, dinâmicas criativas de raciocínio sensível, e produções escritas argumentativas), e ainda através de estudo e leitura da dramaturgia de temática homoafetiva bem como através da fruição presencial discente do espetáculo originado dessa mesma trama. Objetiva-se com tal estrutura estratégica apresentar e instrumentalizar os alunos sujeitos da pesquisa com os elementos técnicos e lúdicos primordiais na construção de uma dramaturgia e mediar estimulando o fomento de reflexões críticas em torno da temática da homoafetividade proposta na dramaturgia adotada para o estudo. Esta dramaturgia transformada em espetáculo tem em sua trajetória doze anos de temporadas diversas (estaduais e nacionais), inclusive em circuitos por escolas públicas de ensino fundamental e médio, e onde a mesma sempre foi muito bem aceita por todos os públicos, alcançando inúmeras premiações estaduais e nacionais. A dramaturgia, de autoria do pesquisador, traz em sua temática questões consideradas tabus em nossa sociedade e também consideradas inadequadas em ambiente escolar, e sua análise reflexiva através de abordagens teórico-prático-lúdicas objetiva encontrar (ou abrir) caminhos para que os alunos da educação básica (ensino médio) possam desenvolver suas capacidades críticas e transitar do tabu ao natural, transmutando paradigmas e desconstruindo conceitos aprisionadores das naturezas sexuais, identitárias e afetivas dos estudantes

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O TEATRO E O BARAPERSPECTIVISMO: Projeto de Prática Pedagógica “O Encontro”

Discente: Wellington Nonato Borges Sobrinho Resumo: Este texto apresenta uma proposta pedagógica dentro da pedagogia teatral que busca trabalhar de forma a consolidar conceitos da cultura Afro-Yorubana por meio do corpo. O Baraperspectivismo é o arcabouço filosófico que transpomos para a prática pedagógica teatral em associação com conceitos como o Pré-texto, trazido pela Beatriz Cabral (2006), e a estrutura didática do Manual de Criatividades, apresentada por Milet e Dourado(1998). Foi realizado um experimento com alunos do ensino médio do Instituto Federal Fluminense no dia 29 de novembro de 2018. Nesse experimento os corpos despertaram os conceitos apresentados de forma consistente e as falas que seguiram a avaliação mostraram a potencia que há em cada corpo em seu fazer-se entender. Um possível caminho de trabalho é apontado e o corpo se torna campo principal para as elaborações epistemológicas a partir de um experimento de prática pedagógica em teatro.

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AFROCÊNICA – UMA EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO UNIVERSO DA CULTURA NEGRA

Discente: Mayra Alves do Oliveira Resumo: A trajetória deste estudo e de sua proposta metodológica faz parte da minha biografia formativa e configura-se como uma experimentação durante todo o ano letivo de atividades relacionadas a temática africana e afro-brasileira, no sentido de sensibilizar os alunos para a importância da valorização dessas culturas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, são utilizados como referência na construção do trabalho as concepções e ações do Teatro do Oprimido e o Teatro Experimental do Negro assim como as reflexões sobre algumas práticas pedagógicas libertárias e emancipatórias. Professores por todo país têm rompido o ciclo eurocêntrico de conhecimento e realizado trabalhos bastante exitosos. Contudo para que novas epistemologias se estabeleçam na educação brasileira é fundamental que sejam acolhidas nas diversas disciplinas, nas escolas e nas universidades pelo país.

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ARTE E MÚSICA EM UM CONFINAMENTO LIVRE – EXPERIÊNCIAS DE UM UNIVERSO A BORDO

Autor:MAYNAH FARIA DOS SANTOS Relato de experiência de produção, criação e execução de um produto cênico-musical a bordo de um navio de viagem internacional. A artista-docente relata a preparação, o processo de produção e o percurso de apresentação e constante recriação do produto. A autora também desempenha função de líder do grupo encarregado de executar do trabalho, incluindo o desempenho de funções como figurinista, aderecista, ensaiadora. O experimento se deu entre abril e outubro de 2018 e o trajeto da viagem teve como destina a China, incluindo diversas paradas. Fazem parte do relato da pesquisa os cronogramas, os croquis, as partituras, entre outros materiais.

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CUIDADO: HUMANOS NA CENA Uma experiência com o ensino/aprendizado de teatro na Escola Municipal Orlando Villas Boas

Autor: FLAVIA BEATRIZ PEDROSA PEREIRA Esta pesquisa analisa o percurso do ensino-aprendizagem da disciplina de Teatro lecionada para uma turma específica da Escola Municipal Orlando Villas Boas, situada na cidade do Rio de Janeiro. Tem por objetivos investigar possibilidades pedagógicas de trabalhar com a indisciplina escolar, bem como procurar restabelecer um elo amistoso na relação educador-educando por meio das Pedagogias Humanistas de Paulo Freire, da Educação para a Paz (concebida por Xesús Jares) e da Comunicação não-violenta (de Marshall Rosenberg). Nesse memorial procurou-se, portanto, articular as teorias acima mencionadas com transcrições das minhas próprias experiências em sala, além de transcrições de registros dos próprios educandos. A relevância desta pesquisa consiste em resgatar princípios de Freire como: a amorosidade, o diálogo e a criticidade, a fim de se alcançar uma educação mais democrática. A pesquisa aponta para a necessidade de zelo contínuo na relação educador-educando, no sentido de fornecer subsídios para barrar ou minimizar sua deterioração e para que o ensino-aprendizagem de Teatro flua com menos empecilhos e, se possível, transcenda o âmbito escolar.

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