Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Série Big Band UNIRIO, Hoje das 19h às 21h

Série Big Band UNIRIO, Hoje das 19h às 21h

Evento produzido pelos professores Cliff Korman e Thiago Trajano

A série Big Band Unirio Convida tem como objetivo trazer expoentes compositores, arranjadores e músicos para dividirem sua expertise com os alunos e participantes do projeto. Com a finalidade de expandir as possibilidades e interagir com a sociedade, tais encontros vão ao encontro dos propósitos de nosso projeto de extensão. Nesta edição teremos como palestrante Arturo O'Farrill, que irá expor uma análise de obra sua para discussão e seção de perguntas e respostas.

Para participar, entrar em contato com o Prof. Thiago Trajano no email thiago.trajano@unirio.br

ARTURO O'FARRILL, pianista, compositor e educador, nasceu no México e foi criado na cidade de Nova York. Iniciou sua carreira profissional com a banda de Carla Bley e continuou como artista solo com um espectro diverso e amplo de artistas incluindo Dizzy Gillespie, Lester Bowie, Wynton Marsalis e Harry Belafonte.

Em 2007, fundou a Afro Latin Jazz Alliance, organização sem fins lucrativos dedicada à performance, educação e preservação da música afro latina.

Arturo tem recebido encomendas para compor para diversos grupos e instituições, entre elas Meet the Composer, Jazz at Lincoln Center, The Philadelphia Music Project, The Apollo Theater, Symphony Space, Bronx Museum of the Arts, Young Peoples Chorus of New York, Columbia University e The New York State Council on the Arts.
Seu altamente elogiado "Afro-Latin Jazz Suite" do álbum CUBA: A Conversa Continua (Motéma) recebeu o Prêmio Grammy 2016 de Melhor Composição Instrumental e o Prêmio Grammy Latino 2016 de Melhor Álbum de Jazz Latino. Seu poderoso "Três Revoluções" do álbum Familia-Tribute to Chico e Bebo foi o vencedor do Grammy de 2018 (seu sexto) para Melhor Composição Instrumental. O atual álbum de Arturo "Quatro Perguntas" (ZOHO) é o primeiro a incorporar todas as composições próprias, incluindo a faixa título, que conta com a participação do brilhante orador Dr. Cornel West.
Em 2020, os concertos semanais de Arturo com a Afro Latin Jazz Orchestra, denominados "Virtual Birdland", encabeçaram a lista dos 10 melhores concertos de quarentena do New York Times.

Arturo é Professor de Estudos Globais de Jazz e Reitor Assistente para Equidade, Diversidade e Inclusão na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Ele é um Artista da Steinway há muitos anos.
« Junho 2024 »
Se Te Qu Qu Se Sa Do