Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / Professores do Instituto de Biociências da UNIRIO publicam artigo e capítulo de livro

Publicações abordam os insetos presentes em grafites de Salvador (BA) e as origens da Fisiologia

Docentes do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (Ibio) da UNIRIO assinam publicações científicas recém-lançadas.

O professor Elidiomar Ribeiro da Silva é coautor do artigo Insetos (Insecta Linnaeus, 1758) presentes em grafites da cidade de Salvador, Bahia, Brasil, publicado em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana.

No trabalho, foram inventariados desenhos ilustrando diversos grupos de insetos existentes espalhados pela cidade de Salvador, Bahia. Observou-se que os insetos estão muito representados, sendo a ordem Lepidoptera (que inclui borboletas e mariposas) a mais numericamente destacada nos grafites pesquisados.

Já o professor Jarbas de Mesquita Neto publicou, em conjunto com alunos, o capítulo As origens gregas da Fisiologia e dos Estudos sobre Circulação Sanguínea, que integra o e-book Ciência em foco - volume XIV, lançado pela Pantanal Editora.

Os pesquisadores discutem as origens da Fisiologia Moderna a partir de uma análise histórico-epistemológica. Com isso, buscam distinguir a Fisiologia grega da Fisiologia experimental moderna e avaliar o aspecto epistemológico da biologia experimental a partir do estudo histórico da Fisiologia.