Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / MediaLab.UFRJ promove evento internacional sobre tecnologia e política

MediaLab.UFRJ promove evento internacional sobre tecnologia e política

Encontro online acontecerá de 27 de setembro a 1º de outubro e terá participação do filósofo camaronês Achille Mbembe

Habitar as falhas: esta é a provocação lançada pelo evento #FAIL | Tecnologia e política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas. As falhas podem representar uma oportunidade para contestar e renegociar processos que, em condições normais, pareceriam inquestionáveis. O MediaLab.UFRJ e a Lavits, em parceria com a Eco.Pós UFRJ, Derechos Digitales e com apoio da Faperj, realizam o encontro online nos dias 27, 29, 30 de setembro e 1º de outubro de 2021, com transmissão ao vivo pelo canal do MediaLab.UFRJ no Youtube.

O evento receberá em sua mesa de abertura o filósofo camaronês Achille Mbembe, autor das obras Políticas da Inimizade – da qual se destaca o ensaio Necropolítica –, Crítica da Razão Negra e, a mais recente, Brutalisme, ainda sem tradução para a língua portuguesa. A conferência contará ainda com a pesquisadora e curadora portuguesa Margarida Mendes e será mediada pela coordenadora do MediaLab.UFRJ, Fernanda Bruno.

Ao longo do evento, vamos percorrer quatro territórios especialmente férteis em falhas, bugs e panes. Dedicaremos uma mesa para cada um desses territórios em pane: #FAIL Neoliberal, #FAIL Tecnológico, #FAIL Climático e #ATAFONA: estéticas da erosão. Na semana seguinte ao evento, o MediaLab.UFRJ e a Derechos Digitales promoverão um encontro em que serão debatidas as implicações, caminhos e limites para a luta por inclusão e por direitos humanos no âmbito tecnopolítico, a partir das diferentes perspectivas sobre as falhas abordadas no evento.

O encontro convida a explorar a falha como lócus privilegiado para o entendimento do nosso tempo, assim como para sua urgente reimaginação e reconstrução, em um momento de sobreposição de panes: a falha da promessa tecnológica e o crescente poder extrativo das plataformas digitais; a falha da democracia e a ascensão dos neototalitarismos; a falha ambiental e o novo regime climático; a falha epistemológica e o colapso dos regimes modernos de verdade; a falha econômica e as ruínas do neoliberalismo. E, por fim, a “falha das falhas”: a pandemia de Covid-19.

A proposta do evento é fazer das múltiplas falhas que nos interpelam brechas para disputar futuros possíveis e criar mundos comuns e compostos pelos quais sejamos capazes de responder.

Ficha Técnica

Evento: #FAIL | Tecnologia e política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas

Data: 27, 29, 30 de setembro e 1º de outubro de 2021

Local de transmissão: Canal no Youtube do MediaLab.UFRJ (https://www.youtube.com/c/MedialabUFRJ)

Site: https://fail.medialabufrj.net/

Inscrição: https://www.sympla.com.br/fail--tecnologia-e-politica-pensar-e-fazer-mundos-a-partir-de-suas-falhas-e-ruinas__1303019

Organização: MediaLab.UFRJ, Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits), Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (Eco.Pós), Derechos Digitales e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Programação

Mesa de abertura com Achille Mbembe e Margarida Mendes (SEG, 27/09, das 17h às 19h)

Mesa 1 | #FAIL Neoliberal (QUA, 29/09, das 17h às 19h)

Mesa 2 | #FAIL Tecnológico (QUI, 30/09, das 17h ás 19h)

Mesa 3 | #FAIL Climático (SEX, 01/10, das 10h30 às 12h30)

Mesa 4 | #ATAFONA: estéticas da erosão (SEX, 01/10, das 17h às 19h)

Sobre o MediaLab.UFRJ e a Lavits

O MediaLab.UFRJ é um laboratório experimental e transdisciplinar sediado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas pesquisas voltam-se para os cruzamentos entre tecnopolíticas, subjetividades e visibilidades. O laboratório explora, ainda, métodos digitais de análise e visualização de dados no campo das humanidades. A experimentação de diferentes linguagens, metodologias e perspectivas conceituais na produção e na divulgação das nossas pesquisas busca tornar o laboratório permeável às urgências políticas e sociais do presente.

A Lavits é uma rede formada por pesquisadores, ativistas e artistas latino-americanos voltados para as questões que envolvem novas tecnologias e o aumento da vigilância sobre os cidadãos por parte dos governos e de grandes corporações.