Portal UnirioGuia Telefônico
Você está aqui: Página Inicial / Pesquisadora da UNIRIO é uma das vencedoras do Prêmio 'Para Mulheres na Ciência' 2023

Raquel Neves é bióloga do Instituto de Biociências e docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO)

A pesquisadora da UNIRIO Raquel de Almeida Ferrando Neves foi uma das vencedoras da edição 2023 do Prêmio Para Mulheres na Ciência, concedido pelo Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Unesco no Brasil.

Bióloga do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos do Instituto de Biociências (Ibio), Raquel é docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBIO).

Ela foi contemplada na categoria Ciências da Vida, por seu projeto sobre o impacto da poluição por plásticos em organismos marinhos. O objetivo principal é avaliar como a poluição afeta os serviços ambientais fornecidos pelos sistemas aquáticos e, em consequência, impactam negativamente a população humana.

Parte do trabalho da pesquisadora e sua equipe está registrada no minidocumentário Expedição Plastitox. Saiba mais na reportagem A ciência de dentro do mar, publicada no informativo Em Foco (jan/fev/2022).

Mulheres na Ciência 2023

Além de Raquel Neves, a 18ª edição do programa Para Mulheres na Ciência premiou Flávia Figueira Aburjaile (UFMG), Jade de Oliveira (UFRGS) e Jaqueline Góes de Jesus (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública), na categoria Ciências da Vida. Nas Ciências Químicas, a vencedora foi Tayana Tsubone (UFU); em Ciências Físicas, venceu Verônica de Carvalho Teixeira (CNPEM); e, em Ciências Matemáticas, ganhou Carla Lintzmayer (UFU).

As vencedoras recebem uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil, que é destinada para que elas possam desenvolver seus projetos em instituições nacionais no período de 12 meses. O júri é formado por membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A premiação acontece na tarde desta segunda-feira (4/12), no Centro de Pesquisa e Inovação do Grupo L’Oréal no Brasil, no Rio de Janeiro.

Pesquisadora Raquel Neves é vencedora no Prêmio Mulheres na Ciência 2023