Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma 2023

Turma 2023

ÂNGELA CÂMARA RIBEIRO

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), formada pelo Curso Profissionalizante de Atores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Atriz da Cia Teatral Os DeZequilibrados, integrante do grupo de Contação de Histórias Faz de Contos e professora de teatro. Tem experiência na área de Artes, Educação, Direito e Trabalhos sociais. Cursou Teoria do Teatro reingressando na UNIRIO de 2001 a 2003. Pós-graduanda em Educação especial e inclusiva pela AVM (2016) e em Contação de Histórias no Imaginário Social pela UFRRJ (2013) Formada no curso de Mediação de Conflitos pela Câmara Equilibre em 2021, completando 72h de curso teórico e 60h de estágio supervisionado junto ao CEJUSC/RJ (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). É professora de Artes Cênicas na instituição filantrópica Casa da Convivência Nossa Senhora Mãe do Belo Amor, localizada no Lins/RJ, para jovens com deficiência intelectual desde setembro de 2017 e desde março de 2021 para jovens com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na clínica Priorit/ RJ.

 

CAMILA DE ABREU FEROLLA

Atriz formada pela Escola Técnica de Teatro Estadual Martins Penna com a montagem da peça 'Por que estamos todos parados olhando?' sob direção de Luciano Loureiro e Daniele Geammal no ano de 2018. Graduada em licenciatura em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2023 com monografia intitulada 'Aulas de teatro como práticas de escuta e liberdade: experiências na educação infantil' sob orientação do Professor Dr. Paulo Ricardo Merisio. Em 2022 foi monitora da disciplina Atuação Cênica IV sob supervisão da Professora Dra. Tatiana Motta Lima. Possui pós-graduação lato sensu em Artes na educação infantil pela Faculdade Única de Ipatinga. Realiza trabalhos como atriz desde 2002 e desde 2017 atua como professora de teatro na educação infantil. Tem interesse em pesquisas na área de educação teatral no contexto da educação infantil.

 

CESAR AUGUSTO DA SILVA JUNIOR

Possui graduação em Teatro pela Faculdade Cal de Artes Cênicas (2016). Atualmente é professor assistente da Faculdade Cal de Artes Cênicas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, artes cênicas, festival internacional de teatro, historia do teatro brasileiro e produção artística. 

 

CHARLES DE ASEVEDO LUCIANO

Charles Asevedo é ator, encenador, ensaísta, pesquisador das artes da cena e professor de educação artística, com vasta experiência profissional desde o ano de 1996 no campo artístico. Professor da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC), também leciona no município de Belford Roxo (SEMED). Graduado em Educação Artística - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1997), com pós-graduação em Ensino de Artes - Técnicas e Procedimentos e MBA em Produção Executiva de Cinema e TV pela Fundação Getúlio Vargas. Fundou o grupo "Circo de Estudos Dramáticos" (1998) em parceria com Caco Coelho. Foi idealizador e executor do projeto "Arte na Escola", em Belford Roxo, de 2002 a 2004. Ministra oficinas onde desenvolve práticas teatrais e aulas de pintura e desenho. Interessa-se pelas pesquisas do processo de ensino-aprendizagem com as artes cênicas. Fundou o grupo de teatro "Água Benta", com Flávia Pucci, Joelson Medeiros e Paula Moreno (2014).

 

EVELLYN BARBOSA RUFINO DA COSTA

Evellyn Rufino, possui graduação em Teatro pela Universidade Estácio de Sá (2010) e pós-graduação Lato Sensu em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna (2015). Atualmente é professora de Artes Cênicas, em tempo integral, na Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, atua como palhaça voluntária, em hospitais do rio de Janeiro, na ONG Trupe Milo Mole e, também, ensina e dirige um grupo de teatro na Igreja da Esperança desde 2019.

 

GUILHERME SILVA MIRANDA

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFRJ e formado ator pela CAL, trabalhou com importantes Cias e diretores do teatro brasileiro em seus 26 anos de carreira. Desde 2008, trabalha em intervenções artísticas como palhaço em hospitais públicos. Primeiro no elenco fixo dos Doutores da Alegria, depois atuando e produzindo no projeto "Roda Gigante" e, desde 2016, fazendo a produção, coordenação artística e musical e no projeto "Roda de Palhaço", representado por sua empresa, a TUTU Projetos artísticos. Foi membro e diretor musical da Cia. Teatro Portátil (teatro de animação) por sete anos. Com ela, no espetáculo "Bonitinha, mas Ordinária" foi indicado ao prêmio Questão de Crítica na categoria "melhor ator". Com a Cia Complexo Duplo, atua em "Cabeça - um documentário cênico", ganhador do prêmio SHELL 2017 como "melhor música". Também fez a direção musical e trilha original de vários outros espetáculos, como: "Os Colegas-O Musical", "As Duas?, com o Teatro de Anônimo, ?Neurótica?, de Flávia Reis e "Amar é o Crime Perfeito"(indicado ao prêmio Cenym 2019), ?O Rei da Glória? (em parceria com Anderson Cunha). Em parceria com a Sapoti projetos e baseado nas obras de Daniela Chindler, fez a direção artística e musical dos seguintes espetáculos: "Ô, Abre a Roda", "Bibliotecas do Mundo", ?Brincantes do Brasil? e "Bibliotecas do Brasil". Também compôs a trilha original e sonora dos episódios de animação "Quando a máquina pensa, ou parece que pensa", "Histórias que trazemos na mala", para o Museu Judaico de São Paulo e "O Sonho de ser Novamente Floresta" para o Instituto Terra, de Sebastião Salgado. Em 2020, em conjunto com os artistas do projeto Roda de Palhaço abriu a Organização Social INSTITUTO RODA DE PALHAÇO, onde é coordenador artístico e vice-presidente. Guilherme Miranda também é professor do componente curricular "Corpo Cênico", do Colégio Logosófico do Rio de janeiro para turmas do Ensino Fundamental 1 e 2. 

 

HELENA BORSCHIVER DE MEDEIROS

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (2004) e pós graduação especialização em docência do ensino médio e fundamental pela Cândido Mendes em parceria com o instituto A Vez do Mestre. Atualmente é professora de teatro para crianças e adolescentes - Espaço Vibre, professora de teatro do ensino fundamental 2 - Escola Eliezer Max e professora de teatro da educação infantil - Espaço Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino das Artes Cênicas.

 

HIKARI AMADA GOMES DE ALMEIDA

Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2016). Concluiu a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna (2013) e atualmente cursa bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tendo iniciado uma pós-graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas na Faculdade Angel Vianna (2019). No momento tem uma pesquisa de Iniciação Científica de preparação corporal nas artes cênicas pelas artes marciais e está em em curso na Formação de Psicomotricidade da Curumim. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Corpo.

 

IGOR ANDRADE PINTO DA CUNHA

Pós-graduado em Arteterapia pela Faculdade Paulista de Artes - FPA. Licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com mobilidade acadêmica em Portugal na Universidade de Évora. Professor convidado pela Faculdade Paulista de Artes - FPA para lecionar o componente curricular "Jogos Teatrais" e "Iniciação à Atuação". Foi pesquisador bolsista (IC/UNIRIO) no projeto de pesquisa "Diferentes Olhares Sobre a Construção e Aplicabilidade das Práticas Pedagógicas de Ensino do Teatro", coordenado pela Professora Doutora Liliane Ferreira Mundim. Ator, pesquisador, professor e dramaturgo, tendo mais de quinze peças escritas. Na Cia. de Teatro Arte em Cena, no interior do estado do Rio de Janeiro, além de professor de teatro, desempenha múltiplas funções e desde 2015 faz parte da produção dos Festivais anuais da Cia.

 

JEAN JACKSON DE BARCELOS

Olá , Me chamo Jean Barcelos. Atualmente resíduo no município do Rio de Janeiro, no bairro de Bonsucesso. Sou formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. No curso de Licenciatura Plena em Artes Cênicas. Concluído em 2022. Como Professor e Arte Educador pretendo introduzir o Teatro na educação infantil e infanto-juvenil de forma pedagógica ,eficiente e profissional visando sempre o desenvolvimento pessoal, educacional e cognitivo do aluno, Trazendo a ferramenta do fazer teatro para explorar as qualidades socias de cada indivíduo. E prezo pelo espaço inclusivo para que trabalhem a empatia e respeito que haja uma comunicação clara e positiva entre eles. Atribuindo curiosidades e atividades diferentes que possam colaborar como ensino prático e teórico para que agregue como um todo na educação PEDAGÓGICA e ARTÍSTICA. Como professor e Arte Educador trago e levo um legado comigo sobre o ensino do Teatro. Teatro e disciplina Teatro e comunicação, teatro e cultura. 

 

LEONARDO DE AZEVEDO GAVIOLE

Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2021). Assessor de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP - RJ (Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto / Faculdade de Medicina de Petrópolis). Coordenador do Projeto "Extensão do Riso" (UNIFASE/FMP) que busca uma formação humanizada do futuro profissional da saúde através da linguagem da Palhaçaria e do Riso. Coordenador do Projeto de Extensão "Teatro sem Nome" da UNIFASE/FMP. Ator, Palhaço e Arte Mediador. Formado no curso técnico em Arte Dramática pelo ITB em 2015, desenvolve sua pesquisa teatral na arte de rua, cultura popular e palhaçaria. Integrante do Grupo Palhastônicos (Petrópolis RJ) aonde compartilha também a idealização e coordenação do ?FESTIVAL RISO SOLTO ?Encontro de Palhaçaria e Circo de Petrópolis?.

 

MAIRA CIBELE LIMA

Maira Cibele é especialista em Teatro e Educação (IFNMG, 2021), especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação (IFRJ, 2020), graduada em Teatro (UNESA, 2019) e Jornalista (UNIVERCIDADE, 2006). É diretora da Das Gurias Produções Culturais ? empresa especializada na gestão e execução de projetos culturais. Foi Coordenadora de Certificação da Superintendência da Lei de Incentivo da SECECRJ (2018-2017), onde gerenciou a Comissão de Avaliação de Projetos - CAP, realizou análise, aprovação, emissão de pareceres técnicos e certificação dos projetos culturais inscritos na Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro- Lei do ICMS. Possui experiência profissional na área das artes cênicas como educadora/mediadora, professora, atriz, diretora artística e produtora cultural, atuando principalmente no campo do teatro e da dança. Atua como mediadora presencial da disciplina 2º Seminário de Práticas Educativas, do curso de Licenciatura em Pedagogia (UERJ). Participa de comissões de seleção como parecerista em âmbito nacional, destacando grupos de trabalho junto ao Governo do Estado de Pernambuco|PE, Prefeitura de Nova Friburgo|RJ, Universidade Estadual do Paraná |UNESPAR, Governo do Estado do Rio de Janeiro ? SECECRJ. Em 2020 foi contemplada com o Prêmio RespirArte (FUNARTE), na categoria teatro; Prêmio Arte em Toda Parte (FUNARTE), na categoria oficina de teatro; Prêmio Arte & Escola (SMC-RJ), na categoria oficina de teatro. Ministra aulas de artes e teatro em escolas e espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro.

 

MARIA CAROLINA RAMOS ASSENÇÃO

Graduanda em Licenciatura em Dança pela UFRJ. Integrante do Núcleo de pesquisa em dança e Cultura Afro-brasileira da UFRJ(Nudafro). Possui Licenciatura em Português e literatura de língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Candido Mendes(2018). Participou do IV Curso de Introdução à cultura Nagô-Ioruba no Colégio Pedro II (2018). Participou da Oficina Afrodramaturgia de um corpo ancestral, com Cátia Costal(2017). Professora de Artes Cênicas no Curso de Teatro Carol Araujo no Clube Humaitá em Niterói-Teatro para todos. Preparadora Corporal, Diretora de movimento e Atriz na Cia Resenha Teatral desde 2015. Coreografa, Preparadora Corporal e Diretora de Movimento no Curso de Teatro Carol Araujo desde 2011. Atua como Produtora Cultural. Cursou ballet clássico de 1989 a 1995 Escola de Balé Rosana Maria e na Fundação Clovis Salgado de 1994 a 1996 .Como atriz fez participação em telenovela e minissérie. Atua como Produtora Cultural. 

 

RAPHAEL RODRIGUES POMPEU

Ator, professor de teatro, produtor cultural e co-fundador da Cia Móvel de Teatro. Sou formado em teatro pela Faculdade CAL de Artes Cênicas e técnico em Artes Dramáticas pela ETET Martins Penna. Possuo licenciatura pela AVM Candido Mendes e tenho experiências com circo e dança. Atualmente, estou matriculado no curso de mestrado em Artes Cenicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e no curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF).Como ator, já fiz espetáculos de teatro infantil e adulto em algumas cidades do Brasil.Como principais trabalhos no teatro: Amor e Restos Humanos; Francisco, do tempo em que se nascia bufão; Zoológico de Vidro; Teatro Nervoso e Um Conto de Fado Padrinho.Também tenho experiência com audiovisual, já tendo feito quatro longametragens e um curta.Como principais trabalhos no cinema: Trilogia da Familia Craft (Disney Plus) e Enaldinho em uma Noite Infinita (Cinemas 2022)Principais workshops e oficinas com artistas como Rodrigo Portella, Júlio Adrião, Amir Haddad, Nadja Turenkko, Atawallpa Coello, Márcio Libar, Moacir Chaves, Caixa do Elefante, Grupo Galpão e Armazém Companhia de Teatro. Desde 2013, além de ator, também atuo como professor de teatro. Atualmente, leciono para crianças a partir do pré-maternal até o Ensino Médio nas seguintes instituiçoes de ensino: Instituto GayLussac, Espaço Escola Ludens, CLAC- Clube Livre de Arte e Cultura e Quintal Cultural.

 

THAÍS CORRÊA DOS SANTOS DE PAIVA

Thaís Corrêa dos Santos de Paiva é professora de teatro, educadora popular. É graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua com educação teatral como bolsista na Fiocruz, Petrópolis. Atua como educadora popular na Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro. Áreas de interesse: Cultura; políticas públicas; teatro; pedagogia do teatro; teatro do oprimido.