Setor de Apoio Psicológico
Setor de Apoio Psicológico (SEPSI)
Partindo da proposta do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, com destaque para o entendimento de que apenas o apoio financeiro não é suficiente para atender as necessidades reais da vida estudantil, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) também possui em sua estrutura o Setor de Apoio Psicológico (SEPSI), cuja missão é colaborar com a política de Assistência Estudantil, auxiliando a permanência do aluno na UNIRIO; a melhoria do desempenho acadêmico e o estímulo à construção de novos conceitos na relação aluno-Universidade.
Considerando que também compete ao SEPSI contribuir para a saúde mental da comunidade discente e tendo em vista a amplitude do referido conceito, faz-se fundamental a aproximação com outros atores dentro da universidade. Nessa direção e, a partir da análise das inúmeras demandas que chegam ao setor, a necessidade de desenvolver um trabalho mais próximo ao Setor de Apoio Pedagógico (SEPED) se estabeleceu com maior urgência. Nesse contexto, em diversas ocasiões profissionais dos dois setores poderão atuar em conjunto nas ações que são disponibilizadas aos estudantes ao longo do ano.
Solicitação de Apoio Psicológico:
Como obter apoio psicológico?
O estudante com uma matrícula ativa deve enviar e-mail para apoiopsi.prae@unirio.br
Quais as informações necessárias para a solicitação do apoio psicológico?
O estudante deverá informar seu nome completo, ano de nascimento, curso, CPF, matrícula ativa da UNIRIO, ano de ingresso na UNIRIO, o motivo da solicitação e a disponibilidade de horário para o acolhimento, especificando se remoto ou presencial.
O que acontece após o envio do e-mail?
O setor entrará em contato para agendamento de um Acolhimento.
O que é Acolhimento?
É o procedimento de porta de entrada. É o momento de recepção e acolhimento do estudante que busca auxílio para lidar com questões que estejam impactando a vida acadêmica.
Confirmei presença no Acolhimento, mas não fui e nem justifiquei. O que faço?
O estudante deve enviar outro e-mail para realizar uma nova solicitação.
O que acontece após o Acolhimento?
Dependerá da avaliação técnica dos profissionais.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Não somos um serviço de emergência e não contamos com médico psiquiatra em nossa equipe. Para situações de emergência, entrar em contato com o SAMU (telefone 192).
- O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.
- É necessário que o estudante justifique previamente por e-mail toda e qualquer ausência.
-----------------------------------------------------------------------------
- Chefe do Setor de Apoio Psicológico:
MATERIAIS DO SEPSI
São disponibilizados materiais produzidos para auxiliar os estudantes.
Para acessar os materiais, [clique aqui]
-----------------------------------------------------------------------------------
- Relatórios - SEPSI:
Relatório de atendimentos - SEPSI - 2023 [Clique aqui]
Relatório de atendimentos - SEPSI - 2022 [Clique aqui]
Relatórios de atendimentos - SEPSI - 2021 [Clique aqui]
Relatório de atendimentos - SEPSI - 2020 [Clique aqui]
Relatório de atendimentos - SEPSI - 2019 [Clique aqui]
Relatório de atendimentos - SEPSI - 2018 [Clique aqui]
Relatório de atendimentos - SEPSI - 2018.1 [Clique aqui]
Relatório de atendimentos - SEPSI - 2018.2 [Clique aqui]
Relatório Semestral 2017.2 - SEPSI [Clique aqui] ou verifique os gráficos abaixo.