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Autoavaliação

"O conceito de avaliação, ao longo do tempo, vem adquirindo as feições do contexto sóciohistórico no qual é adotado. Assim é que deixa de estar meramente ligado à adoção de medidas, como no início do século XX, para hoje ser pensado como um processo – preferencialmente negociado – de construção e uso de parâmetros para comparar um determinado bjetivo/meta e seu atingimento. Os resultados desse processo são então discutidos e utilizados para o melhoramento das ações/abordagens/estratégias do objeto avaliado.

A autoavaliação é o processo de se avaliar a si próprio, por vezes também chamada avaliação interna ou avaliação institucional, quando referida às organizações. Seu principal objetivo é formativo, de aprendizagem. Uma vez que é planejada, conduzida, implementada e analisada por pessoas elas próprias formuladoras e agentes das ações a serem avaliadas, a autoavaliação possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão.

Em outras palavras, a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica. A comunidade tem a titularidade da avaliação. Envolve a participação de distintos atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), nos níveis hierárquicos diversos, dos estratégicos aos mais operacionais. Como reporta a literatura, os resultados da autoavaliação são melhor apropriados quando são frutos do trabalho participativo."

Texto retirado do Relatório de Grupo de Trabalho sobre Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação-CAPES

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf

A CAPES, agência de fomento da pós-graduação no Brasil, implementou em 2018 uma sistemática de autoavaliação dos programas de pós-graduação, que passou a ser componente relevante para a avaliação realizada pela CAPES (Portaria CAPES n. 148/2018). Seguindo essas diretrizes, o PROEMUS está realizando o processo autoavaliativo do programa, relativo ao Quadriênio 2021-2024. Com esse trabalho, tem-se como objetivo traçar um quadro das condições oferecidas e do impacto do PROEMUS na trajetória profissional dos estudantes. As respostas ajudarão a aperfeiçoar o programa e projetar as metas para o próximo quadriênio.

 

RELATÓRIO DA 1ª ETAPA DA AUTOAVALIAÇÃO 2021-2024

 

ATAS da Comissão de Autoavaliação