Projetos de Pesquisa
Título | Coordenador | |
A Flauta Brasileira: estudos sobre repertório, personagens, práticas musicais e processos de ensino e aprendizagem. | SERGIO AZRA BARRENECHEA | |
A percepção musical em projetos sociais | ADRIANA MIANA DE FARIA | |
Arquivo Aloysio de Alencar Pinto - partituras raras de piano solo, piano a quatro mãos e dois pianos | MARIA TERESA MADEIRA PEREIRA | |
Arranjo para violão: repertórios para instrumento solo, grupos violonísticos e grupos mistos | CLAYTON DAUNIS VETROMILLA | |
Composição e arranjo para coro e pequenos grupos instrumentais | EDUARDO LAKSCHEVITZ XAVIER ASSUNÇÃO | |
Desmistificando O Violoncelo: Formas Viáveis para Simplificação do Aprendizado do Instrumento | HUGO VARGAS PILGER | |
DIVAMUS - Grupo de Pesquisa em Diversidade, Antropologia e Música | GLAUBER RESENDE DOMINGUES | |
Edição de Composições e Arranjos para Big Band de Victor Assis Brasil | MARCO TULIO DE PAULA PINTO | |
Educação Musical Latinoamericana |
ADRIANA RODRIGUES DIDIER | |
Ensino do violão: iniciação à técnica e ao repertório brasileiro |
CLAYTON DAUNIS VETROMILLA |
|
Fundamentos científicos e artísticos para a abordagem de objetos de ensino de música na formação de professores | RODRIGO SERAPIAO BATALHA | |
Grupo de Estudos e Pesquisa em Música Antiga IVL/UNIRIO | LAURA TAUSZ RONAI | |
Gestão por música: as competências do artista e suas relações com a práxis corporativa | EDUARDO LAKSCHEVITZ XAVIER ASSUNCAO | |
Gêneros musicais latino-americanos na Educação Básica: abordagens interseccionais | GLAUBER RESENDE DOMINGUES | |
MÚSICA LATINO-AMERICANA para sopros, violão e percussão: arranjos e obras originais | MARCO TULIO DE PAULA PINTO | |
Música de Câmara Brasileira para Metais: pedagogia e performance |
MAICO VIEGAS LOPES |
|
Música e seus processos de formação |
LUCIA SILVA BARRENECHEA | |
Música, artes e educação ambiental: descolonizando(-se) a partir dos saberes Guarani Mbya |
RENAN SANTIAGO DE SOUSA |
|
O Cantor Brasileiro do Século XXI, resgatando o passado e olhando para o futuro |
MARY CAROLYN MCDAVIT | |
O Piano Brasileiro: repertório, ensino e interpretação |
LUCIA SILVA BARRENECHEA |
|
O repertório camerístico para instrumentos de sopro como ferramenta de aperfeiçoamento técnico-interpretativo |
WALESKA SCARME BELTRAMI TAVARES | |
Obras, Exercícios e Arranjos para Percussão Brasileira |
EDUARDO LAKSCHEVITZ XAVIER ASSUNCAO | |
Os Ritmos Brasileiros e seus Padrões Típicos para os Instrumentos de Percussão | RODOLFO CARDOSO DE OLIVEIRA |
|
Pedagogia e Performance dos Instrumentos de Sopro: Produção, Documentação e Difusão | MAICO VIEGAS LOPES | |
Práticas Jazzísticas na Música Popular Brasileira | AFONSO CLAUDIO SEGUNDO DE FIGUEIREDO |
|
Pesquisa, revisão e edição do Repertório Sinfônico Brasileiro |
SERGIO AZRA BARRENECHEA |
|
Processos de Intertextualidade na Música Brasileira para Piano |
LUCIA SILVA BARRENECHEA |
|
Proposta de Ensino para Professores do Método Suzuki - com inclusão de princípios do métodos de Paul Rolland, Kató Havas e da pedagogia Waldorf |
MARIANA ISDEBSKI SALLES | |
Técnicas e Ensino de Regência Instrumental | SERGIO AZRA BARRENECHEA | |
Técnicas e Estudos do Violão | NICOLAS L DE SOUZA BARROS | |
"Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado”: uma educação musical transgressora, libertária e emancipadora | LEONARDO MORAES BATISTA |