Monica Duarte
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística, habilitação plena em Música (1988), especialização em Métodos de Iniciação Musical (1989), mestrado (1994) e doutorado (2004) em Educação, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolveu o magistério da Música em escolas de educação básica da rede pública e privada do município e do estado do Rio de Janeiro, da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a formação de professores na Modalidade Normal. Foi professora substituta da Escola de Música da UFRJ durante dois anos atuando nas disciplinas Percepção Musical (Cursos de Bacharelado em Música), Oficina de Música (Curso de Licenciatura em Música) e no curso de Iniciação Musical daquela Universidade. Desde 1996 é professora do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado IV. No âmbito do ensino na graduação, no curso de Licenciatura em Música, ministra as disciplinas Fundamentos e Técnicas de Pesquisa; Monografia; Trabalho de Conclusão de Curso; Estágio Curricular Supervisionado (Ensino Médio) e Processos de Musicalização. No curso de Licenciatura em Teatro, a disciplina Práticas Musicais em Espaços Cênicos. E no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, a disciplina Música e Educação. No âmbito do ensino na pós-graduação, atuou no Programa de Pós-Graduação em Música durante 15 anos ministrando disciplinas e orientando o trabalho de pesquisa de mestrandos e doutorandos em Música na Linha de Ensino e Aprendizagem em Música. Em extensão, coordenou o projeto Criança Fazendo Música na Universidade durante 04 anos. E foi vice-coordenadora do projeto Laboratório de Práticas Pedagógicas em Música durante 03 anos. Em pesquisa, desenvolveu os seguintes projetos: “Por uma análise retórica dos sentidos do ensino de música na escola de ensino básico”; “A representação social de infância veiculada por meio da trilha sonora do programa televisivo Castelo Rá-Tim-Bum”; “A criança e o jovem com comportamento de superdotação musical: um enigma para a pedagogia da música?”; "Produtos musicais e a estética relacional de Nicolas Bourriaud estudados sob a ótica da teoria histórico-cultural de Vigotski". No âmbito da gestão na UNIRIO, esteve à frente da Chefia do Departamento de Educação Musical, da Direção da Escola de Educação, da Coordenação de Tutoria e do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade a distância), da Coordenação Pedagógica e do Setor de Produção de Material Didático da Coordenação de Educação a Distância (CEAD), da Coordenação do Curso de Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Música e do curso de Licenciatura em Música. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia da música, representação social, análise retórica de discursos, teoria histórico-cultural de Vigotski, estética, educação a distância.
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