Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações Defendidas em 2020 / PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA: UMA PROPOSTA DE PLANO DE CURSO PARA A ABORDAGEM DA DANÇA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO

PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA: UMA PROPOSTA DE PLANO DE CURSO PARA A ABORDAGEM DA DANÇA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO

Discente: Michelle Netto Luiz Resumo: No presente trabalho busca-se apresentar e discutir a relevância do ensino da dança no ensino formal, tendo como foco a importância do processo que enfatiza a criação, a descoberta do corpo e do espaço. Para isso, apresentamos um plano de curso em dança voltado para crianças da Educação Infantil e aplicado na Escola Municipal Bom Pastor de Juiz de Fora – MG a partir do ano de 2017 pela pesquisadora deste trabalho, a qual é professora de dança da instituição. O plano de curso dialoga com a questão da presença da dança na escola de ensino formal, assim como sua acuidade, envolvendo autores que defendem ideias da dança educação, da importância da experiencia, do desenvolvimento infantil e de uma educação voltada para construção integral da criança. Serviram de base para esta discussão os autores René Scherer (2009), Paulo Freire (1996 e 1986), Vivian Cáfaro (2016), Silvia Soter (2016), Rudolf Laban (1978), Marcia Strazzacappa (2001), Isabel Marques (1997 e 2000), Graciele Mattos (2013) e Edna Christine Silva (2015), além de documentos educacionais nacionais.

PDF document icon Dissertação Michelle Netto Luiz.pdf — Documento PDF, 1.88 MB (1966654 bytes)