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POR UMA PEDAGOGIA DA IMPROVISAÇÃO: OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE KEITH JOHNSTONE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Discente: Amanda Xavier Resumo: A presente pesquisa tem como objeto o estudo da prática do ensino do teatro no contexto extracurricular em uma escola particular da Zona Sul do Rio de Janeiro, com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Com eles, utiliza-se como método principal de trabalho o Sistema Impro criado na década 50 pelo diretor de teatro inglês, Keith Johnstone e que é utilizado até hoje. Esse é um Sistema de ensino de improvisação através de jogos, que tem como objetivo final a criação de um espetáculo totalmente improvisado. Porém, no cenário da escola brasileira em questão, o ensino do Impro acontece como uma pedagogia usada em sala e como fundamento para o ensino do teatro dentro do contexto escolar. Suas técnicas de trabalho despertam a imaginação, a espontaneidade e originalidade em seus alunos, sem contar que ele parte da premissa de que não há erro e que a primeira ideia que nos vêm à cabeça é sempre a melhor. O trabalho também é focado na criação de histórias e funciona como uma alavanca para a autoestima. Esta pesquisa procura contribuir com a divulgação do trabalho de Johnstone, assim como o seu uso na pedagogia do teatro onde tem se mostrado efetiva como ensino e como colaboradora para a divulgação dos elementos teatrais. Com estes alunos, o Impro vem como um meio de aprendizado e não como um fim, ou seja, não realizando-se espetáculos totalmente improvisados com a faixa-etária estudada, mas seus conceitos e seus jogos os encaminham para o espetáculo final que parte de um texto e possui elementos das improvisações criadas em sala de aula.