POR QUE ESTAMOS TODOS PARADOS OLHANDO? o ensino dos elementos visuais da cena na formação de atrizes e atores
Discente: Daniele Geammal Resumo: Este trabalho consiste na análise das fontes primárias, em forma de memorial, contendo escritos, imagens e um registro áudio visual, produzidos durante o processo criativo e de apresentações do espetáculo “Por que estamos todos parados olhando?”, resultado de um projeto de conclusão do curso Técnico em Arte Dramática, da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Participei como professora orientadora nas áreas de visualidades da cena, abordando caminhos e possibilidades para a criação de figurinos, caracterização cênica, cenário e luz. O processo foi elaborado com base na ideia de oferecer “autonomia” (Freire, 2013), proporcionando a esses atores e atrizes, em formação, a “experiência” (Larrosa, 2001), onde procurei me posicionar como uma “mestre ignorante” (Rancière, 2002), para uma atividade em que estudantes foram incentivados a agir em transdisciplinaridade e perceber o espetáculo de forma holística, através de uma proposta colaborativa de criação. A análise emerge questões sobre as hierarquias de saberes, tanto na prática do teatro quanto no ensino dele, em observação ao currículo adotado na Martins Penna, bem como o da minha graduação em cenografia, na tentativa de compreender relações de verticalização nas Artes Cênicas. A partir da vivência artística e docente na instituição de ensino analisada, passando por formação e trajetória profissional, dentro e fora dela, anotei situações da minha prática e usei esse memorial, como fio condutor, para analisar a importância da imagem como elemento de comunicação da performance teatral e suscitar o debate sobre o ensino dos elementos visuais da cena na formação de atrizes e atores.