POETAS DO COTIDIANO: ALICES E LOUCOS NO TEATRO CONTEMPORÂNEO Uma análise do processo de criação cênica na E. M. Átila Nunes Neto
Discente: Débora Machado Restum
Resumo: Este trabalho relata e investiga o processo de criação cênica desenvolvido durante o período de 2017 e 2018 na Escola Municipal Atila Nunes Neto da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e tem como norte a pesquisa de práticas artísticas, teatrais e pedagógicas que possibilitam emancipação e encontro em ambiente escolar. É no contexto de uma escola viva que se propõe a vivência de teatralidades contemporâneas. Nessa perspectiva, arte e vida se entrelaçam na experiência da performance. Emerge um teatro onde a representação perde espaço e o que então é privilegiado é a presença, as diversas linguagens trabalhadas de forma não hierárquica e o jogo performativo. De igual modo, as respostas pedagógicas configuram-se sob o signo da invenção, os fluxos do cotidiano em sala de aula priorizam: o processo ao invés do produto, a interpretação das linguagens ao invés da reprodução das mesmas, a organização em redes ao invés de linearidade.
Link para os vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCvz_9EmdCLq1UwpCtDQPoSw
DissertaçãoTEXTO DIGITALIZADO.pdf
—
Documento PDF,
3.50 MB (3668390 bytes)