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DRAMATURGIA DA HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA Projeto de Prática Pedagógica “Diversidades no Ambiente Escolar”

Discente: Bruno Coutinho da Hora Resumo: O presente projeto de prática pedagógica se desenvolve a partir do contato de jovens do ensino médio de uma instituição pública com premiada e reconhecida obra dramatúrgica voltada para infância e juventude de autoria do autor desta pesquisa, dramaturgia esta construída através de processos práticos lúdicos de companhia teatral dirigida também pelo autor desta pesquisa. A abordagem didática dos sujeitos na concretização da presente pesquisa, se desenvolve através de conceituações teóricas sobre estrutura e escrita dramatúrgica inseridas no processo avaliativo escolar, assim como através de processos lúdicos adaptados à realidade do local de execução da pesquisa (jogos teatrais, dinâmicas criativas de raciocínio sensível, e produções escritas argumentativas), e ainda através de estudo e leitura da dramaturgia de temática homoafetiva bem como através da fruição presencial discente do espetáculo originado dessa mesma trama. Objetiva-se com tal estrutura estratégica apresentar e instrumentalizar os alunos sujeitos da pesquisa com os elementos técnicos e lúdicos primordiais na construção de uma dramaturgia e mediar estimulando o fomento de reflexões críticas em torno da temática da homoafetividade proposta na dramaturgia adotada para o estudo. Esta dramaturgia transformada em espetáculo tem em sua trajetória doze anos de temporadas diversas (estaduais e nacionais), inclusive em circuitos por escolas públicas de ensino fundamental e médio, e onde a mesma sempre foi muito bem aceita por todos os públicos, alcançando inúmeras premiações estaduais e nacionais. A dramaturgia, de autoria do pesquisador, traz em sua temática questões consideradas tabus em nossa sociedade e também consideradas inadequadas em ambiente escolar, e sua análise reflexiva através de abordagens teórico-prático-lúdicas objetiva encontrar (ou abrir) caminhos para que os alunos da educação básica (ensino médio) possam desenvolver suas capacidades críticas e transitar do tabu ao natural, transmutando paradigmas e desconstruindo conceitos aprisionadores das naturezas sexuais, identitárias e afetivas dos estudantes

PDF document icon DISSERTAÇAO BRUNO Paulo 25 10 2019 - versao final.pdf — Documento PDF, 2.47 MB (2590775 bytes)