CUIDADO: HUMANOS NA CENA Uma experiência com o ensino/aprendizado de teatro na Escola Municipal Orlando Villas Boas
Autor: FLAVIA BEATRIZ PEDROSA PEREIRA
Esta pesquisa analisa o percurso do ensino-aprendizagem da disciplina de Teatro lecionada para uma turma específica da Escola Municipal Orlando Villas Boas, situada na cidade do Rio de Janeiro. Tem por objetivos investigar possibilidades pedagógicas de trabalhar com a indisciplina escolar, bem como procurar restabelecer um elo amistoso na relação educador-educando por meio das Pedagogias Humanistas de Paulo Freire, da Educação para a Paz (concebida por Xesús Jares) e da Comunicação não-violenta (de Marshall Rosenberg). Nesse memorial procurou-se, portanto, articular as teorias acima mencionadas com transcrições das minhas próprias experiências em sala, além de transcrições de registros dos próprios educandos. A relevância desta pesquisa consiste em resgatar princípios de Freire como: a amorosidade, o diálogo e a criticidade, a fim de se alcançar uma educação mais democrática. A pesquisa aponta para a necessidade de zelo contínuo na relação educador-educando, no sentido de fornecer subsídios para barrar ou minimizar sua deterioração e para que o ensino-aprendizagem de Teatro flua com menos empecilhos e, se possível, transcenda o âmbito escolar.