IMAGEM E JOGO: o olhar e o corpo como construção de subjetividades e expressão artística na escola
Autor: NATASHA NUNES SALDANHA
Esta pesquisa investiga as possibilidades de conexão entre as linguagens artísticas, visuais e cênicas, em projeto extracurricular com alunos provenientes do 6° e 7° anos. Objetiva debater a construção do olhar a partir de obras de arte e sua transposição para o corpo a fim de contribuir para o desenvolvimento de processos expressivos e emancipatórios dos sujeitos. Em uma metodologia prática-teórica, baseou-se na abordagem triangular, nos conceitos de imagem, nos jogos teatrais e na teoria dos indutores do jogo dramático. Destaca-se a potencialidade da imagem e do jogo no ambiente escolar como forma de provocar diálogos e questionamentos, prezando a liberdade de ação e expressão como princípio básico da educação em arte. As reflexões apontam para a necessidade da inclusão da Arte enquanto instrumento de liberação do corpo na aprendizagem e também como forma de construção do pensamento crítico e estético.
DISSERTACAO NATASHA.pdf
—
Documento PDF,
8.32 MB (8723775 bytes)