ESTÉTICA DO OPRIMIDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor: Danilo Nardeli; O presente trabalho surge de minhas inquietações como professor de arte da rede pública de
ensino de Barra Mansa - RJ na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possui
um perfil discente marcado pelo estigma do fracasso escolar, refletindo numa apatia diante da
escola e das situações de aprendizagem. Este estudo busca desenhar uma identidade para o
campo da EJA a partir dos legados da Educação Popular e de Paulo Freire e ainda ressalta os
desafios apresentados pelo fenômeno atual conhecido como “juvenilização da EJA”. Em
seguida, a Estética do Oprimido de Augusto Boal, em diálogo com teóricos da arte educação,
é apresentada como alternativa de enfrentamento dessa realidade. Tais estudos apontaram
para uma arte educação na EJA mais voltada para as experiências estéticas, sensíveis e
também políticas do que o ensino estanque de linguagens artísticas. Finalizo este estudo com
uma reflexão analíco-sensível de minha prática em sala de aula em dois grupos de EJA em
um semestre letivo.