Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Dissertações defendidas em 2018 / ESPETÁCULO-AULA E TEATRO- SEMINÁRIO / 2011-2015: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

ESPETÁCULO-AULA E TEATRO- SEMINÁRIO / 2011-2015: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autor: Leda Maria Aristides Fonseca; O tema desta Dissertação é a metodologia do Teatro-Seminário, do Diretor Teatral Ribamar Ribeiro, aplicada aos Cursos de Formação Continuada dos Professores de Artes Cênicas da Rede Pública de Ensino do Município do Rio de Janeiro, durante os anos de 2011 a 2015. Consideram-se na metodologia do Diretor Teatral o processo de montagem cênica e o seu produto artístico-pedagógico (Espetáculo-Aula). São abordados também aspectos pertinentes à inclusão obrigatória da Educação Artística, no currículo escolar, através do Art. 7º da Lei Federal 5692/71. São apresentados também os desdobramentos dessa obrigatoriedade legal para a construção de um novo perfil de professor-regente de turma, no exercício da docência das Artes Cênicas, para o ensino do Teatro. Faz-se uma breve análise crítica e a leitura político-conceitual da trajetória de Formação Continuada dos Professores de Artes Cênicas, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ), entre os anos de 1973-2018. A dicotomia entre os termos docente-artista e artista-docente é retomada em função da pedagogia aplicada ao Espetáculo-Aula. O Espetáculo-Aula e sua configuração metodológica sistematizada, a partir da Teoria do Teatro-Seminário, são as principais referências desta Dissertação.