CONTAR, OUVIR E CONTEXTUALIZAR: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DE ARTES CÊNICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autor: THAIANE LEAL FERREIRA
Esta pesquisa trata de duas práticas cênicas em Contação de Histórias desenvolvidas nas aulas de Teatro na rede pública de ensino do Rio de Janeiro na Escola Municipal Jorge Gonçalves Farinha (bairro de Santa Cruz) e no CIEP Hildebrando de Araújo Góes (bairro da Pedra de Guaratiba). O processo estético-pedagógico foi estruturado a partir da abordagem triangular pensada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, na qual sugere a utilização de três eixos interdependentes para a construção do conhecimento em Artes: leitura crítica, contextualização e produção artística. O repertório de contos explorado em sala de aula durante a tessitura do trabalho contempla narrativas orais das culturas africanas e afro-brasileiras. Também foram utilizadas narrativas urbanas oriundas das comunidades do Rolas, Cesarão e Vila Paciência, todas localizadas no bairro de Santa Cruz no Rio de Janeiro. O trabalho acadêmico também se debruça em investigar o percurso da figura do(a) contador(a) de histórias através dos tempos e sua relevância na sociedade contemporânea. Em diálogo com pedagogos, sociólogos, tradicionalistas e contadores de histórias, a pesquisa aponta o espaço da linguagem da Contação de Histórias na educação, bem como a importância de sua permanência no ambiente escolar, sobretudo na escola pública.
Dissertação Thaiane Leal Ferreira.pdf
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