CAMINHOS PARA O DIÁLOGO: reflexões a partir de uma experiência teatral pedagógica RIO DE JANEIRO 2018
Autor: ISABELA DE CARVALHO CORREA NETTO VAZ
Esta dissertação investiga as potencialidades do ensino de teatro no desenvolvimento da comunicação interpessoal, a partir do relato crítico de uma experiência pedagógica teatral, na Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro. A observação das dificuldades da prática dialógica no espaço escolar incitou a presente pesquisa e apontou para a urgência de se pensar o diálogo na educação e na sociedade, posto que é através da comunicação que o ser humano desenvolve todas as suas potencialidades. Ancoradas na obra do educador Paulo Freire, as reflexões teóricas acerca do tema elencaram elementos essenciais à prática dialógica, que foram desenvolvidos em sala de aula por meio da abordagem de jogo de Viola Spolin e Jean Pierre Ryngaert; e sintetizados na elaboração de uma montagem teatral baseada na metodologia do processo colaborativo. O estudo compreende a comunicação como exigência existencial e destaca as convergências entre a capacidade de jogo e de diálogo, ressaltando a relevância do ensino de teatro nessa perspectiva epistemológica.