CAMINHOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO EM DANÇA COM MATRIZ CURRICULAR INTEGRADA NO BRASIL- O OFÍCIO DO PROFESSOR, QUE DANÇA!
Discente: ROSANE LAUDANO CAMPELLO WANDERLEY
Resumo:
Pretendo mostrar com esta pesquisa que o conhecimento das teorias de aprendizagem interferem positivamente no ensino da dança. Para tal, investigarei as teorias construtivistas de Jean Piaget, L. Vygotsky e Henri Wallon como suporte do entendimento de conceitos utilizados por David Ausubel em sua teoria da aprendizagem significativa, destaque teórico dessa minha investigação. Além de apresentar a teoria de Ausubel, procurarei relacioná-la com as anteriores e com o ensino da dança na escola pública, bem como com os pensamentos transdisciplinares de Edgar Morin e com conceitos desenvolvidos por Michel Maffesoli. Essa relação dar-se-á a partir da história da implantação do primeiro curso Técnico em Dança com Matriz curricular integrada do Brasil, na rede FAETEC de ensino, Rio de janeiro. Dessa forma, essa pesquisa torna-se relevante para estudantes de Dança, Artes, Educação, Educação Física, e professores em geral interessados em pensar que independente do subsídio técnico utilizado, caberá ao professor de Dança um ofício de artesão de significados e multiplicador de subjetividades para a realização de um trabalho realmente significativo.
Palavras-chave: David Ausubel;Dança;Ensino;Aprendizagem.
Abstract:
I want to show with this research that knowledge of learning theories interfere positively in dance education. To do so, I will investigate the constructivist theories of Jean Piaget, L. Vygotsky and Henri Wallon as a support of concepts’ understanding used by David Ausubel in his theory of meaningful learning, theoretical highlight of my research. Besides presenting Ausubel’s theory, I will try to relate it to the previous ones and with the teaching of dance in public school, as well as with transdisciplinary thoughts of Edgar Morin and concepts developed by Michel Maffesoli. This relation will be give from the history of the implantation of the first Technical Course in Dance in Brazil with integrate curriculum, in FAETEC’s teaching network, Rio de Janeiro. Thus, this research becomes relevant for students of Dance, Arts, Education, Physical Education, and teachers interested in thinking that regardless of the technical allowance used, it will be the teacher of dance an artisan craft of meanings and subjectivities multiplier for performing a really meaningful work.
Keywords: David Ausubel; Dance; Teaching; Learning